Notícias

TCU trava licitação de ponte binacional Brasil-Bolívia

Corte determina o retorno à fase de julgamento das propostas depois que construtora alegou que foi prejudicada no certame

O TCU (Tribunal de Contas da União) solicitou que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) retorne a seleção da empresa que construirá a Ponte Internacional Rio Mamoré-empreendimento que ligará Guajará-Mirim (RO) a Guayaramerin, na Bolívia–para a fase de análise das propostas. Leia a íntegra do acórdão (PDF – 432 kB)

A Corte de Contas acolheu parcialmente uma representação do consórcio Mamoré,liderado pela construtora Gaspar, que alegou que sua desclassificação da licitação foi injusta. A oferta vencedora foi de R$ 421,4 milhões. Com a eliminação, a Construbase foi declarada vencedora em março deste ano, apesar de apresentar uma proposta com um valor R$ 5 milhões superior ao de sua concorrente.

O Dnit eliminou a Gaspar por a empresa não ter não ter comprovado o serviço de execução de ao menos uma obra da ponte. Contudo, a construtora argumentou que o Dnit extrapolou as regras do edital e que a oferta seguia os critérios definidos para o certame.

O TCU determinou que o Dnit, em 15 dias, retorne para a fase de análise das propostas e defina parâmetros mais precisos para da forma de processamento do somatório das ofertas.

A ponte que oferecerá um acesso ao Oceano Pacífico terá uma extensão de 1,22 km e largura de 17,3 metros. O prazo para execução das obras é de 36 meses.

A obra é aguardada há cerca de 120 anos, pois estava prevista no Tratado de Petrópolis que permitiu a anexação do Acre pelo Brasil. A obra é aguardada há cerca de 120 anos, pois estava prevista no Tratado de Petrópolis que permitiu a anexação do Acre pelo Brasil.

(Fonte: Poder360)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *