Notícias

TCE–MT multa ex- gestor da SAD por irregularidades em licitação

O processo licitatório previa o registro de preços para contratação de serviços de fornecimento de uma “solução de monitoramento e operacionalização da aplicação

 

O Tribunal de Contas de Mato Grosso julgou, durante sessão ordinária desta terça-feira (05.05), uma denúncia em desfavor da Secretaria de Estado de Administração (SAD). O processo 15.688-4/2014 trata de irregularidades apontadas no edital do pregão presencial 50/2014 SAD.

 

 

O processo licitatório previa o registro de preços para contratação de serviços de fornecimento de uma “solução de monitoramento e operacionalização da aplicação das provas práticas de direção veicular no DETRAN/MT”. A contratação seria no valor R$ 78,4 milhões, por um período de 12 meses.

 

 

Na prática, a SAD contrataria, por intermédio de uma empresa, cerca de 200 veículos que teriam equipamentos de monitoramento para realização de provas práticas para carteira de habilitação – CNH. Os veículos ficariam à disposição do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso – Detran-MT.

 

 

A partir de uma denúncia, o Tribunal de Contas de Mato Grosso encontrou cinco irregularidades, entre elas, a falta de clareza no objeto da licitação, a falta de justificativa da necessidade da contratação e a falta de viabilidade econômica. O edital não continha, por exemplo, as especificações e descrições dos veículos, como tamanho ou a quilometragem.

 

 

A denúncia foi formulada pelo Sincoviv-MT – Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Nacionais e Importados, Tratores, Colheitadeiras e Motos do Estado de Mato Grosso.

 

 

A partir dos documentos emitidos pela equipe técnica do TCE-MT e da análise dos fatos relatados, o Ministério Público de Contas de Mato Grosso emitiu parecer, por meio do Procurador Getúlio Velasco. “Diante da clara afronta aos princípios e regras que regem o procedimento licitatório, principalmente o da isonomia e competitividade, o MPC-MT opina pela aplicação de multa aos responsáveis e determinação para que a Secretaria de Administração anule o Pregão 05/2014”, informou no parecer.

 

 

O relator do processo, conselheiro José Carlos Novelli acolheu o parecer do MP de Contas e votou no sentido de acolher a denúncia e declarar a ilegalidade do processo licitatório. Determinou ao atual gestor da SAD, agora nomeada como Secretaria de Estado de Gestão, que promova e comprove, no prazo de 15 dias, a adoção de medidas administrativas visando a anulação do edital e ata de registro de preço.

 

 

O Pleno do TCE-MT aprovou o voto por unanimidade. O ex-secretário Pedro Elias Domingos de Melo foi multado no valor de 11 UPFs/MT em razão de grave inflação à norma legal face às irregularidades constatadas no processo.

 

(Fonte: Cenario MT)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *