Notícias

TCE-PI fiscaliza pagamento cronológico de obras públicas

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) vai examinar, no próximo trimestre, o funcionamento de uma ferramenta que pretende organizar a ordem de pagamento de obras e serviços com recursos públicos no Piauí. A tecnologia deve por em prática a “fila de pagamento cronológica” – uma antiga solicitação de empresários que contratam com os governos estaduais e municipais. A medida tem previsão na lei de licitações (lei 8.666/93).

Em audiência com o presidente do TCE-PI Olavo Rebelo, e o conselheiro Kennedy Barros, nesta terça-feira (18), o presidente da Associação Piauiense de Empresários de Obras Públicas (Apeop-PI), Arthur Feitosa, destacou a realidade da categoria.

“Tem município, que todo o problema de direcionamento já começa na dificuldade de acesso ao edital da licitação. Há construtores que tiveram contrato assinado em novembro de 2017, o empenho de pagamento feito em abril, nota fiscal gerada em maio e, até agora, nada de receber pelo serviço executado”, exemplifica Feitosa.

O conselheiro Kennedy Barros revelou que uma proposição feita por ele em 2017 foi aprovada em plenário e já está em vigor desde janeiro deste ano. “Nós visitamos a gestão do município de São Paulo e o Governo do Estado do Ceará para saber como eles faziam para cumprir a lei com relação ao pagamento pela ordem cronológica. É algo simples: o gestor não deve pagar pela ‘cara’, mas pelo serviço, pela ordem de execução do serviço. Nossos técnicos criaram o sistema e todos os órgãos municipais e estaduais que fazem pagamento tem que informar os dados de acordo com a norma. Quem for pego privilegiando alguém terá de se explicar e poderá provar que não está burlando a fila também,” destaca o conselheiro.

De acordo com a auditora de controle externo do TCE-PI, Valéria Leal, os primeiros resultados dessa orientação devem ser conhecidos no último trimestre deste ano. “É apenas a efetiva fiscalização do que diz a lei de licitações. O pagamento deve ser feito na ordem cronológica e seguindo os prazos obedecendo outras exigências legais. Todos o municípios e o Estado foram informados com antecedência”.

(Fonte: Cidade Verde)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *