Notícias

TCE abre investigação no contrato de coleta de lixo da capital

a empresa Lara Central de Tratamento de Resíduos seria a vencedora da licitação a ser realizada no dia seguinte (2.9)

 

A coluna PAINEL POLÍTICO, editada pelo jornalista Alan Alex havia antecipado, com exclusividade no dia 1 de setembro que a empresa Lara Central de Tratamento de Resíduos seria a vencedora da licitação a ser realizada no dia seguinte (2.9), realizada pela prefeitura de Porto Velho. No dia do certame, o Tribunal de Contas (TCE), por decisão monocrática do conselheiro Wilber Coimbra determinou a suspensão da licitação, para que fossem feitas correções no edital, e deu um prazo de 15 dias para que isso fosse realizado.

 

 

No dia 1 de outubro, a prefeitura, ao invés de fazer as correções e dar seguimento a licitação, preferiu contratar “emergencialmente” um consórcio, capitaneado pela empresa Lara, para realizar a coleta de lixo. A contratação veio á público também pela coluna PAINEL POLÍTICO, que alertava sobre a situação e chamava a atenção para o fato de que a prefeitura estava desobedecendo uma determinação do TCE e havia feito uma manobra para burlar o processo licitatório. O valor do contrato foi de R$ 14 milhões.

 

 

Citando a coluna PAINEL POLÍTICO, o conselheiro Wilber Coimbra, em decisão monocrática, no último dia 1º de outubro, determinou a “Secretaria-Geral de Controle Externo – SGCE, que, incontinenti, inspecione, in locu, por meio de Auditores de Controle Externo desta Corte, com fundamento no art. 71 do Regimento Interno-TCE/RO, tomem carga os autos do Processo Administrativo n. 10.01021-000/2014, onde quer que se encontrem, pelo prazo necessário, devendo elaborar Relatório Circunstanciado sob a legalidade da Dispensa de Licitação sob o pálio de emergencialidade”.

 

 

Em seu despacho, o conselheiro cita a coluna no caso da licitação, ele afirma que houve “premonição jornalística” (entre aspas mesmo). Com isso, a prefeitura deve justificar a contratação, apresentando documentos e comprovando a emergencialidade, já que a Marquise, atual responsável pela coleta de lixo, continua trabalhando e poderia manter o serviço até que fosse feita a licitação.

 

(Fonte: Rondonia)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *