Notícias

TC-ES barra licitação para compra de uniforme escolar na Serra


A Corte de contas entendeu que exigência da prefeitura por tecido específico estava restringindo concorrência entre as empresas. Valor da contratação estava estimado em mais de R$ 44 milhões

O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) determinou a suspensão de um processo de licitação para a compra de uniformes escolares para a rede de ensino municipal da Serra.

A decisão do TCE-ES responde a uma representação feita por uma das empresas que participavam do processo licitatório visando à compra do material. O valor estimado da contratação era de R$ 44.575.000,00. Já a abertura da licitação estava prevista para acontecer no último dia 14 deste mês.

Nos argumentos utilizados para questionar a conduta do Executivo municipal, a empresa ressalta que a licitação teria especificações técnicas que acabavam por direcionar a licitação para um determinado fornecedor, uma vez que só ele seria capaz de fornecer os uniformes produzidos com o tecido exigido pela prefeitura no pregão, que além de não ser usual na fabricação de vestimentas escolares, também é utilizado por poucas tecelagens.

Ao verificar a suposta irregularidade, o TCE entendeu que a prefeitura “não conseguiu desconstituir a crítica que reclama a possível restrição à competição em razão da natureza da exigência de característica ‘não usual’ no mercado, para fornecimento de kit de uniforme escolar”, em suas respostas ao TCE-ES e às impugnações feitas por empresas no site do Executivo.

Em seu voto, o conselheiro relator, Rodrigo Coelho do Carmo, acompanhou integralmente a manifestação da área técnica, e concedeu a medida cautelar, entendendo existir restrição da competitividade do certame, e considerando a relevância do valor estimado da contratação.

Por meio de nota, a prefeitura da Serra informou que já prestou os devidos esclarecimentos ao TCE. Ainda de acordo com a municipalidade, ao todo, 28 empresas de todo o Brasil participaram do pregão eletrônico, garantindo assim a ampla concorrência no processo.

A municipalidade explicou que o material em “urdume”, escolhido para a fabricação dos uniformes, foi adotado por ser mais resistente, garantindo maior durabilidade e evitando a precoce substituição.

(Fonte: Folha Vitoria)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *