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TAV realiza audiência pública em B.Mansa

Governo decide separar tecnologia, operador e sistemas da parte de estudos e construção de infraestrutura; audiência pública realizada em Barra Mansa tem baixa presença de público

Depois de ver fracassar as duas primeiras licitações para a construção do Trem de Alta Velocidade (TAV) que vai ligar o Rio de Janeiro a Campinas passando por São Paulo, o governo federal resolveu alterar o edital para atrair novos investidores. E para dar continuidade ao projeto de R$ 35 bilhões, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) está realizando uma série de audiências públicas para dar transparência as modificações. Na última quarta-feira, dia 19, o UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) recebeu técnicos da ANTT para uma audiência pública para discutir as novas alterações. No entanto, poucos convidados participaram do evento. De acordo com o engenheiro Roberto Dias David, que faz parte da superintendência do órgão, o modelo anterior limitava o interesse dos investidores. “O modelo antigo não foi aceito pelo mercado. Por isso, dividimos a parte da tecnologia, operador e sistemas da parte de estudos e construção da infraestrutura”, explicou.

 

David acredita que o valor de R$ 35 bilhões sofrerá alterações pelo IPCA com base no orçamento de 2008. “O TAV terá 511 quilômetros. Serão 109 quilômetros de pontes e viadutos e 90 quilômetros de túneis. Somente esta parte de obras vai consumir 75% dos custos. Mas esse é o traçado referencial que deverá ser alterado pela empresa que vencer a licitação da parte de tecnologia, operador e sistemas”, explicou.

 

O primeiro trecho do TAV deverá ser entregue no primeiro semestre de 2016 e o governo federal receberá toda a transferência tecnológica do projeto.

 

(Fonte: Folha do Interior)

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