Notícias

Sinfra reagenda licitação para a retomada da obra do hospital Júlio Müller

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) reagendou para o dia 25 de maio a abertura das propostas do processo licitatório para a retomada das obras do novo Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá. O aviso de reagendamento da licitação está publicado no Diário Oficial do Estado que circula nesta segunda-feira (13.04).

A abertura das propostas estava prevista para ocorrer durante sessão pública nesta segunda-feira, mas foi adiada em razão de problemas técnicos do sistema do Portal de Compras, do Governo Federal.

Apesar da mudança da data, o edital de licitação permanece inalterado, de acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira. A unidade de saúde será um dos maiores hospitais universitários do Brasil, com 58,5 mil metros quadrados de área construída.

A obra será licitada na modalidade RCDI (Regime Diferenciado de Contratação Integrada), em que a empresa ou consórcio vencedor da concorrência ficará responsável pela elaboração tanto do projeto básico, quanto pela execução pela obra.

O edital de licitação traz ainda o instrumento de “orçamento sigiloso”, pelo qual o valor estimado da obra será revelado somente e imediatamente após o encerramento da licitação e abertura das propostas.

Vencerá quem comprovar habilitação técnica (compatível com o objeto licitado) e menor preço. Uma vez que a empresa vencedora for conhecida, ela terá o prazo de 12 meses para revisão de todos os projetos e mais 36 meses para conclusão da obra.

Apesar do prazo para atualização dos projetos, a empresa não fica impedida de iniciar as frentes de trabalho no complexo, que está localizado no Km 16 da rodovia Palmiro Paes de Barros, entre a Capital e Santo Antônio de Leverger (32 km de Cuiabá).

O projeto inicial, que foi elaborado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e analisado pela Sinfra, prevê a construção de oito blocos para atender as áreas assistenciais, de internação, nutrição, administrativa, entre outras.

Ao todo, serão 228 leitos de internação, 68 leitos de repouso e 63 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo 25 para adultos, 18 voltados a atender crianças (pediátrico) e 20 para recém-nascidos (neonatal).

Além disso, o hospital contará ainda com 12 centro cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame, 21 para banco de sangue e triagem e outras 53 salas administrativas.

Histórico

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Muller começaram em 2012, após o Governo do Estado firmar convênio com a UFMT, e estavam sendo executadas pelo consórcio Normandia – Phoenix- Edeme, formado pelas empresas Normandia Engenharia Ltda. Construtora e Incorporadora Phoenix Ltda. e Edeme Construções Civis e Planejamento Ltda.

Em 2014, ano previsto para a conclusão da obra, os serviços foram paralisados e, posteriormente, o contrato foi rescindido pelo não cumprimento do cronograma. Apenas 9% do projeto haviam sido executados.

Ao todo, o investimento previsto era de R$ 116,5 milhões, sendo que metade dos recursos eram estaduais e metade eram recursos federais bancados pelo Ministério da Educação (MEC). Para a atual retomada das obras, R$ 96 milhões de recursos federais já estão assegurados.

(Fonte: O Documento)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *