Notícias

Sete entidades querem gerir Hospital Regional


Uma das interessadas não foi qualificada como Organização Social, mas entrou com recurso

O processo de licitação para a seleção de Organização Social (OS) responsável pela gestão dos serviços de saúde no Hospital Regional Vale do Rio Pardo atraiu sete entidades. O edital foi lançado na metade de agosto e se encontra na fase de análise de recursos, pois uma das interessadas foi desqualificada por não ter apresentado os documentos de comprovação de OS e recorreu da medida. A abertura dos envelopes com as propostas acontecerá após essa decisão. O estabelecimento de saúde é referência regional, principalmente na área de traumatologia, e atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O procurador jurídico da Prefeitura, Milton Coelho, prevê para esta semana o encerramento da atual fase e o seguimento do processo, com o desfecho do edital de licitação nos próximos 30 dias. Mas por causa do atraso na licitação em consequência dos recursos, a Prefeitura irá prorrogar por mais 30 dias o atual contrato com o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp), que assumiu a gestão do hospital em 4 de abril deste ano, pelo prazo de atuação de até 180 dias.

O novo contrato que será formalizado entre a Prefeitura e a entidade vencedora da licitação irá vigorar por 12 meses e pode ser renovado por até 60 meses. O texto do edital destaca a determinação do juiz de Direito da 2ª Vara Civil da Comarca de Rio Pardo sobre a exigência de que a seleção do quadro de pessoal ocorra por meio de processo seletivo simplificado objetivo e impessoal, no prazo máximo de 60 dias da ata de início do contrato de gestão. “Nestes 60 dias a OS deverá elaborar, executar e finalizar o processo seletivo e se não cumprir esta determinação, o contrato será anulado e haverá o chamamento da segunda colocada na licitação”, ressalta Coelho.

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, responsável pela gestão do hospital até o começo de abril deste ano, ficou impossibilitada de participar da licitação por não apresentar documentação como OS. Conforme o procurador jurídico, a exigência no processo de licitação atendeu a uma determinação da Justiça. Entre as sete entidades que apresentaram a documentação para se habilitar na disputa, apenas uma tem sede no Rio Grande do Sul – o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano, de São Leopoldo.

Valores

O edital prevê que o valor total de recursos disponibilizados para a gestão do hospital será de até R$ 25.720.015,68 a cada 12 meses. A previsão dos créditos necessários para garantir a execução das parcerias será indicada nos orçamentos dos exercícios seguintes. Ainda conforme o documento, o valor de referência para a realização do objeto do termo de colaboração será de até R$ 2.143.334.64 mensais. No entanto, a cifra exata a ser repassada será definida no contrato de gestão, observada a proposta apresentada pela OS selecionada.

Também está previsto no edital que haverá reajustamento do contrato de gestão após o período de 12 meses contados da data da assinatura do acordo, em conformidade com a disponibilidade dos repasses pelos governos de Estado e União.
Concorrentes

Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano, de São Leopoldo (RS)
Instituto Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental (Instituto Acqua), de Santo André (SP)
Instituto Inovação em Gestão Pública, de Barueri (SP)
Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp), de São Paulo
Associação Plural, de Santos (SP)
Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu, de Nova Iguaçu *
Associação Brasileira de Assistência Social, Saúde e Inclusão, de São Paulo (SP)

* Não foi qualificada como OS por falta de documentos, mas entrou com recurso que atualmente está em análise.

(Fonte: Gaz)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *