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Senadores cobram licitação para obras no Porto de Natal

A autorização para a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) iniciar, no segundo semestre, o processo licitatório para a construção do berço 4 do Porto de Natal e das defensas da Ponte Newton Navarro e a inclusão do Rio Grande do Norte no Programa de Investimentos em Logística (PIL) foram as reivindicações que os senadores Garibaldi Filho e Fátima Bezerra apresentaram ao ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo, durante audiência pública realizada ontem pela Comissão de Serviços de Infraestrutura.

“Nós precisamos de uma nova infraestrutura portuária, ousada, adequada e necessária para alavancar o desenvolvimento do nosso estado”, defendeu Fátima.

O ministro, que recentemente visitou o Rio Grande do Norte, reconheceu a necessidade da ampliação do porto e, sobretudo, a importância da instalação imediata das proteções dos pilares da Ponte Newton Navarro. Porém, ele argumentou que dos R$ 275 milhões necessários para a realização das obras, a Codern dispõe, reservados em caixa, de apenas R$ 11 milhões. “Há mais um milhão previsto na Lei Orçamentária, mas os recursos não são suficientes para esta obra de grande monta”, calculou. Edinho Araújo agendará uma data para receber a bancada federal potiguar, para tentar buscar uma saída que viabilize os recursos.

“Sou dos que entendem que obra deve ter um bom projeto, dinheiro para começar e também o compromisso de que não faltarão recursos para concluí-la. Se há algo de uma gravidade imensa, é obra inacabada. Há muitas obras não concluídas, no país, e estas são as que custam mais caro”, declarou o ministro Edinho Araújo. Ele se comprometeu em trabalhar em conjunto com a classe política do Rio Grande do Norte na tentativa de assegurar o compromisso do governo federal em atender o pleito do estado.

Com relação à inclusão do estado no PIL, o senador Garibaldi Filho, que é presidente da Comissão de Infraestrutura, informou que já existem estudos para a construção de um porto intermodal. Uma alternativa seria a utilização de área na margem esquerda do Rio Potengi onde funcionaram antigas salinas e viveiros de camarão. Sua execução poderia se dar por meio da construção de módulos progressivos, de acordo com a necessidade. Permitiria o escoamento de minerais, combustíveis e derivados, além de grãos.

Durante a audiência pública da Comissão de Serviços de Infraestrutura, Edinho Araújo falou sobre o Programa de Concessão de Portos do governo federal. Também participaram da reunião o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Mário Povia e o secretário de fiscalização de infraestrutura aeroportuária, hídrica e ferroviária do Tribunal de Contas da União (TCU), Davi Ferreira Gomes Barreto.

(Fonte: Tribuna do Norte)

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