Notícias

Seminário debate desafios e oportunidades da Nova Lei de Licitações

Desafios e oportunidades da Nova Lei de Licitações, a lei n° 14.133/21, estão sendo discutidos hoje, dia 11, em seminário realizado pelo Ministério Público estadual e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Gestores públicos envolvidos com a área de compras de órgãos municipais e estaduais, promotores de Justiça e auditores estão debatendo a lei que, segundo especialistas, traz mudanças significativas na forma de licitar. O seminário acontece com o apoio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), da Assembleia Legislativa e da União dos Prefeitos da Bahia. “Um evento transversal, que contempla perspectivas de gestores públicos, órgãos de controle e empresariado, e demonstra a necessidade de união no processo de implementação da lei que, certamente, trará avanços para as contas públicas, de forma que os gastos sejam feitos da melhor forma e os serviços públicos cheguem a mais pessoas”, registrou o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), promotor de Justiça Frank Ferrari.

A importância da parceria da rede de controle com os municípios para boa execução da lei foi destacada ainda nas palavras da gerente de negócios do Sebrae, Cecília Miranda, e do superintendente do órgão, Jorge Khoury. Também integrando a mesa de abertura do seminário, o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Inaldo da Paixão, destacou a relevância dos quatro pilares básicos da nova lei, que são o planejamento, a transparência, a governança e a parceria com o setor privado. O presidente da Alba, deputado Adolfo Menezes, chamou atenção para o fato de que é preciso observar formas de “frear” a continuidade de participação de empresas que não cumprem com suas obrigações em licitações. Já o representante da UPB, Elve Cardoso, disse que a nova lei veio trazer inovação administrativa e criar novos hábitos para municípios, principalmente para os pequenos, quanto a fases internas do processo, o que é um desafio para os gestores.

A atuação dos órgãos de controle junto aos municípios frente à nova lei foi pauta da palestra da promotora de Justiça Rita Tourinho e do auditor do TCM, Alessandro Macedo, com intermediação da representante do Sebrae, Fabrine Dias. Rita Tourinho iniciou suas considerações afirmando que a Lei n° 8.666/93 é “totalmente obsoleta” e que, há tempos, “precisávamos de um instrumento que garantisse maior transparência e eficiência na gestão, bem como planejamento e governança”. Ela reforçou a necessidade do planejamento e lembrou que muitas contratações emergenciais equivocadas acontecem por falta disso. Para Rita, outra questão importante trazida pela nova lei é a segregação de funções, que deverá gerar uma melhoria da atuação dos servidores públicos. “Amadorismos não podem existir em processos licitatórios”, destacou a promotora, ressaltando ainda a relevância dos controles internos dos municípios.

Ao falar sobre a atuação do MP, Rita Tourinho explicou que a instituição deve ter uma atividade de colaboração no sentido de prevenir danos ao patrimônio público e que a atuação sancionatória é o último recurso. “A nossa atuação principal é para que os desvios não aconteçam”, frisou. A promotora de Justiça lembrou aos participantes que os servidores públicos devem “fazer não aquilo que os gestores querem, mas o que é importante para a coletividade”. O auditor do TCM também falou sobre a importância do planejamento, que, para ele, é instrumento principal de uma boa gestão e pontuou que os municípios precisam parar de funcionar no improviso. O seminário contou ainda com palestras sobre ‘O que fazer para a transição da Nova Lei de Licitações’, ‘O que muda no tratamento diferenciado para os pequenos negócios com a NLLC’, ‘Implantação da NLLC no Poder Executivo da Bahia’ e ‘Custo processual da NLLC: vou ter que trabalhar ainda mais?’.

(Fonte: MPBA)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *