Notícias

Secopa planeja licitação do VLT em dezembro

Para investir no VLT, a Assembleia Legislativa autorizou o Estado a contrair empréstimo de R$ 740 milhões junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) . A CEF (Caixa Econômica Federal) ainda dispõe de R$ 440 milhões que anteriormente seria aplicado no projeto do BRT (Bus Rapid Transit), modelo de transporte que veio a ser preterido pelo Estado para a Copa de 2014.

Entenda o que é o RDC

O RDC (Regime Diferenciado de Contratação) é um modelo de contratação da administração pública que servirá exclusivamente para obras da Copa do Mundo de 2014. A lei já foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff.

Com a medida, é evitada a combinação a combinação prévia de preços entre licitantes e outras práticas anti-concorrenciais porque o orçamento estimado não é divulgado para os participantes durante a licitação.

O detalhamento do orçamento é disponibilizado somente para os órgãos de controle como TCU (Tribunal de Contas da União) e é divulgado normalmente após o encerramento do processo. A mesma regra é adotada pela União Europeia para os contratos de empreitada e pelo regime de compras públicas utilizado nos Estados Unidos.

Contratação Integrada

Outra inovação do RDC está na criação do regime de contratação integrada. Desta maneira, é o próprio vencedor da licitação que deve elaborar os projetos básico e executivo, a partir de um anteprojeto de engenharia fornecido pela Administração Pública.

Nesse regime, o contratado assume a execução de todas as etapas da obra e os riscos associados. A obra deve ser entregue à administração, no prazo e pelo preço contratados e em condições de operação imediata. De acordo com a Lei 12.462/2011, do RDC, são proibidos aditivos por falha na elaboração dos projetos e nas etapas de execução.

Com a implantação do novo regime, os órgãos de controle terão que fiscalizar uma única empresa, que realizará todo o empreendimento. Além disso, poderão se concentrar no resultado final da contratação, verificando a qualidade das obras realizadas e dos serviços prestados.

Por: RAFAEL COSTA
(Fonte: Midia News)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *