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São Bernardo abre licitação para novos corredores de ônibus

O governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), abriu uma licitação pública internacional para construção de 18,95 km de corredores de ônibus e mais um terminal, provenientes dos recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Os envelopes contendo as propostas de empresas interessadas na construção das estruturas serão abertos no dia 19 de outubro. Todos os empreendimentos terão 24 meses para conclusão a partir da assinatura da ordem de serviço.

As obras correspondem aos corredores São Pedro, Rotary, Castelo Branco e Galvão Bueno, além da construção do Terminal Batistini. Os empreendimentos serão custeados por parte da verba de US$ 125 milhões, enviados pelo BID para investimentos na melhoria da estrutura viária de transporte coletivo. O convênio com a entidade bancária foi assinado em junho de 2013, pelo ex-prefeito Luiz Marinho (PT).

O acordo firmado pelo BID prevê contrapartida de valor igual por parte do governo municipal, em US$ 125 milhões, totalizando US$ 250 milhões. A quantia somada entre as duas partes resulta em cotação atual de R$ 775,9 milhões. Como o processo licitatório ainda tem fases para recursos e tempo para início das obras a partir da assinatura do contrato, possivelmente os quatro corredores e o Terminal Batistini sejam entregues à população em 2020, último ano da atual gestão de Morando.

Segundo informações do edital, o corredor São Pedro terá extensão de 6 km, passando pelas ruas dos Vianas e Saracantan, e avenidas Pery Ronchetti, Dom Pedro de Alcântara, além de parte da Luiz Pequini. A previsão de custos totais chega a R$ 26.810.445,91, conforme prevê o cronograma físico-financeiro. Documentos do processo licitatório indicam que as obras trarão melhoria na organização dos fluxos veiculares e priorização do transporte coletivo, e redução no tempo de viagem dos coletivos.

Por sua vez, o corredor Rotary terá extensão aproximada de 2,4 km, a partir da Praça Miguel Etchenique, que fica na região central – próximo à unidade da rede de supermercados Walmart. A via exclusiva para ônibus ainda passará pelas avenidas Rotary, Luiz Pequini a partir do viaduto do Corredor Leste Oeste e se estenderá pela rua dos Vianas, no trecho a partir do corredor São Pedro até a divisa com Santo André. O custo total pode chegar a R$ 26.141.985,13.

O corredor Castelo Branco terá extensão total de 4,25 km, passando pela Av. Humberto de Alencar Castelo Branco. A via partirá a partir da Praça Giovanni Breda, no bairro Assunção até as proximidades do Terminal Metropolitano Piraporinha, na divisa com Diadema. Os custos das obras podem alcançar a R$ 48.759.463,46.

Com 31 paradas de ônibus previstas, o corredor Galvão Bueno terá percurso 6,3 km. A via estará localizada entre a estrada Cama Patente (próximo à Rodovia dos Imigrantes e Rodoanel) e a via Anchieta, percorrendo o eixo constituído pela estrada Galvão Bueno e pela avenida Maria Servidei Demarchi. Diferentemente dos outros empreendimentos, a reportagem não localizou o cronograma físico-financeiro para constatar a previsão orçamentária da obra.

O Terminal Batistini será construído em uma área de cerca de 3.200 m². No projeto, a estação contará com quatro linhas alimentadoras, provenientes dos bairros e com destino ao terminal, e três linhas troncais, com destino aos bairros Industrial, Taboão, Jordanópolis. Também não foi localizado o cronograma físico-financeiro desse empreendimento.

Procurada, a Prefeitura de São Bernardo informou que enviará retorno sobre o assunto nesta terça-feira (12).

(Fonte: Reporter Diario)

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