Notícias

Quase cem linhas de vans são licitadas na Zona Oeste


Mudanças na Zona Portuária para abertura do Túnel da Via Expressa começam na noite desta sexta-feira

A Zona Oeste do Rio vai ganhar 1.795 vagas para operadores de vans no Sistema de Transporte Público Local (STPL), que organiza as linhas do transporte complementar em licitações. A prefeitura publicou o aviso da concorrência pública no Diário Oficial do Município desta quinta-feira. Serão licitadas 99 linhas em diversos bairros, como Realengo, Bangu e Campo Grande.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), o processo licitatório levará para a Zona Oeste 23 novas linhas, além das 62 que já tinham sido licitadas e que terão a frota reforçada para atender ao aumento de demanda dos passageiros. De acordo com o órgão, as demais linhas não sofrerão alterações. “A nova rede do STPL irá complementar o serviço de BRT já oferecido na região, ampliando a oferta de transporte aos passageiros”, explicou a pasta.

Somente pessoas físicas poderão participar da concorrência. Do total de vagas, 967 serão imediatas e as outras 828 formarão um cadastro de reserva para os casos de desistência ou cassação do permissionário, com objetivo de não prejudicar as condições operacionais do sistema. A permissão para o serviço será por dez anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Após a conclusão da licitação na Zona Oeste, a rede do STPL contará com 3.169 operadores em 166 linhas nas quatro regiões da cidade. O serviço já é oferecido nas zonas Norte, Oeste (Jacarepaguá e Barra), Sul e Centro. As vans que integram o novo sistema possuem validadores do Bilhete Único, tarifa igual à dos ônibus (R$ 3,80) e monitoramento por GPS. A SMTR informou que a licitação anunciada nesta quinta-feira complementa linhas de STPL na Área de Planejamento 5, na Zona Oeste, mas novas licitações podem ser feitas se o poder público entender que há necessidade.

Mudanças no Porto
A prefeitura informou que o trânsito na Zona Portuária começa a mudar nesta sexta-feira, às 22h, para a abertura da Via Expressa e do Túnel Prefeito Marcello Alencar. As alterações começam com o fechamento do acesso da Avenida Brasil, Linha Vermelha e Ponte Rio-Niterói à Rua Comandante Garcia Pires e à Avenida Cidade de Lima (“Binarinho”). O acesso à Rodoviária Novo Rio será feito pelo Viaduto do Gasômetro em direção à Via Binário do Porto.

(Fonte: O Dia)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *