Notícias

Prefeitura pretende lançar edital de licitação para reforma do PA Morumbi até o fim do mês

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu pretende lançar o edital de licitação para a reforma do Pronto Atendimento (PA) do Morumbi até o dia 28 de novembro. A partir daí, uma empresa deve ser escolhida para iniciar as obras necessárias. A medida foi anunciada pela administração municipal depois da determinação judicial da 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca.

Por causa da reforma, os serviços de emergência e urgências serão transferido para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Maracanã. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o local está passando por vistoria para as readequações.

O projeto já está pronto e foi desenvolvido às pressas com base nas orientações do Ministério da Saúde. “Usamos o modelo original de uma UPA porte I para adequar o PA do Morumbi, e no futuro poder buscar o custeio dos serviços”, explicou a secretária municipal da Saúde, Patrícia Foster. De acordo com o MS, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) porte I tem, no mínimo, sete leitos de observação e capacidade de atendimento médio de 150 pacientes por dia.

As obras devem durar cerca de seis meses e, durante esse período, a população deve procurar atendimento na UBS Maracanã. “Teremos poucas adequações para a transferência dos serviços já que a unidade do Maracanã é grande e nova, capaz de comportar toda a demanda”, disse. “As adequações de suporte também estão sendo reavaliadas, tanto no SAMU, quanto na UPA e Hospital Municipal, para que toda a rede possa absorver o fluxo da melhor maneira possível, sem prejuízo à população”.

A gestão da pasta ainda não definiu a data para mudança, mas prevê que ocorra em dezembro. “Estamos fazendo um cronograma para que as alterações sejam programadas, de forma que a população seja informada com antecedência e não fique desassistida”, concluiu a secretária, que deve se reunir inclusive com a Associação de Moradores do Maracanã para informar as mudanças e orientar a população.

Quanto à decisão judicial que estabelecia pena de prisão para a secretária municipal Patrícia Foster e a prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi (PSDB) em caso de descumprimento, a Procuradoria do Município informou que entrou com recurso. O prazo para cumpri-la é amanhã, de acordo com a data em que as intimações foram entregues às partes.

(Fonte: Massa News)

Related posts
Notícias

Governo Jorginho proíbe contratações com dispensa de licitação; medida já está em vigor

Nova portaria exige planejamento e controle rigoroso das despesas públicas; Grupo Gestor do Governo…
Read more
Notícias

Gusttavo Lima tem show de R$ 1,1 mi contratado sem licitação por prefeitura do Sertão de Pernambuco

Show de Gusttavo Lima foi contratado pela Secretaria de Cultura, Esportes e lazer de Petrolândia e…
Read more
Notícias

Licitação de Iluminação Pública é suspensa em União da Vitória por Sobreposição de Contrato Vigente

O Tribunal de Contas do Estado suspendeu a licitação para melhorias do parque de iluminação…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *