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Prefeitura marca licitação das barcas das lagoas da Barra e de Jacarepaguá, mas adia as da linha Santos Dumont-Galeão

Interessados em operar o transporte aquaviário no Complexo Lagunar da Zona Oeste do Rio devem entregar as propostas no dia 4 de julho.

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (3) o edital da concessão das barcas das lagoas da Zona Oeste, interligando Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. Interessados devem entregar as propostas no dia 4 de julho.

Também nesta segunda-feira, a Secretaria de Coordenação Governamental anunciou que a licitação das barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão foi adiada indefinidamente.

Barcas da Zona Oeste

A previsão é que as 16 linhas conectem áreas como Jardim Oceânico, Muzema, Rio das Pedras, Anil e Gardênia Azul, pela Lagoa da Tijuca; Bosque Marapendi, Ponte Lucio Costa e Avenida Ayrton Senna, pela Lagoa de Marapendi; e Avenida Salvador Allende e Parque Olímpico, pela Lagoa de Jacarepaguá.

O atual edital estabelece que, dos 29 terminais, 5 devem ser de grande porte, com capacidade para 1.000 passageiros por hora. Esse será mais um modal de transporte público municipal, integrado com o Bilhete Único.

A estimativa é que o investimento total seja de R$ 100 milhões pela concessão de 25 anos. A prefeitura prevê que sejam transportados 80 mil passageiros por dia. A passagem será igual à tarifa dos ônibus municipais, de R$ 4,30.

A 1ª concorrência pública para selecionar a empresa responsável por instalar e operar o transporte aquaviário no Complexo Lagunar da Zona Oeste do Rio foi realizada em março, pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), da prefeitura, mas não teve interessados.

O Bom Dia Rio apurou que o fracasso dessa 1ª rodada foi causado pelo péssimo estado das lagoas, em razão do assoreamento e da falta de dragagem.

Mas como a Iguá, concessionária de saneamento básico da região, anunciou o investimento de R$ 250 milhões na dragagem no complexo lagunar, é dado como certo que empresários participarão do certame. As obras já começaram.

Barcas entre aeroportos

Até a última atualização desta reportagem, a prefeitura não tinha explicado por que adiou a licitação da linha Santos Dumont-Galeão. Os envelopes deveriam ser entregues na próxima quinta-feira (6), e 3 grupos já tinham manifestado interesse.

O projeto previa barcas elétricas com capacidade para até 100 passageiros em um trajeto de 35 minutos entre os terminais. Como o Galeão não tem ligação direta com a Baía de Guanabara, ônibus fariam o caminho do píer até o aeroporto. A passagem não deveria custar mais de R$ 20.

(Fonte: G1)

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