Notícias

Prefeitura explica contratação de construtora sem licitação

No mês passado, a prefeitura do Rio rompeu unilateralmente os contratos das obras olímpicas que envolviam a construtora Ibeg, o que levou à interrupção da construção do Centro de Tênis, no Parque Olímpico, e da reforma do Centro de Hipismo, em Deodoro.

Há uma semana, o prefeito Eduardo Paes anunciou a retomada das obras, após a escolhas das novas empresas que tocariam os trabalhos. Como não houve segundos colocados nas licitações originais das obras, a prefeitura teve de escolher novas empresas, sem novo processo licitatório, por causa da premência de tempo.

Para concluir o Centro de Hipismo, a prefeitura escolheu a Zadar, responsável também pela construção do Estádio Aquático, no Parque Olímpico. Em julho de 2011, a Zadar esteve entre as quatro empreiteiras contratadas pelo governo estadual, novamente sem licitação, em “caráter emergencial”, para realizar as obras de recuperação da cidade de Nova Friburgo após as chuvas que levaram destruição à região serrana. À época, coube à Zadar um montante de R$ 52,5 milhões para realização de contenção de encostas e outras intervenções. O Ministério Público estadual, à época, foi à Justiça cobrando o atraso no início e execução das intervenções, o que levou o governo estadual a renovar os contratos.

A prefeitura afirma que, depois de cancelar o contrato com a Ibeg, procurou cinco empreiteiras para escolher quem assumiria as obras no Centro de Hipismo. E que a Zadar foi escolhida porque já tinha mobilização de pessoal na região de Deodoro (em uma obra não olímpica), o que agilizaria o início dos trabalhos, e por a construtora ter aceitado trabalhar com os mesmos valores e prazos determinados anteriormentes para o projeto.

Há duas semanas, ainda antes de a prefeitura definir as empresas que concluiriam as obras interrompidas, o prefeito Eduardo Paes afirmou que “é ruim” ter de contratar empresas em caráter emergencial, sem licitação, mas que a prefeitura foi obrigada a isso pelo fato de a Ibeg não estar conseguindo entregar as duas instalações nos prazos definidos. “Se não está fazendo direito, se começar a fazer jogo duro, a gente vai cortar o pescoço. Em geral, picaretagem de empreiteiro é no final”, disse Paes em relação à Ibeg.

(Fonte: O Globo)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *