Notícias

Prefeitura adia, mais uma vez, integração do transporte público

A Prefeitura de Taubaté adiou, mais uma vez, a previsão para que o transporte público do município passe a operar de forma integrada.

A previsão anterior, feita em fevereiro, era de que esse processo fosse finalizado até junho.

Agora, o governo Ortiz Junior (PSDB) diz que a integração será efetivada apenas em dezembro, quando o atraso completará quatro anos – a primeira promessa feita pelo tucano foi de finalizar o processo no fim de 2013.

Com a integração, ônibus da ABC e veículos do Tctau (Transporte Complementar de Taubaté) passarão a atuar em linhas distintas, não mais competindo nos mesmos trajetos. O Tctau também passará a operar com bilhetagem eletrônica, o que permitirá a baldeação entre os dois modais.

ATRASO/ Segundo a prefeitura, o novo atraso foi motivado por recursos contra a lista de habilitados na licitação que irá definir os novos permissionários do TcTau.

Aberto em fevereiro, o certame resultou em uma primeira lista, com 76 nomes, que foi divulgada em abril.

Outros 27 inscritos foram considerados inabilitados por problemas como habilitação vencida ou suspensa e falta de certificado do curso de transporte coletivo de passageiros. Os recursos partiram desse grupo.

Agora, ainda falta outra etapa da licitação: a análise dos documentos referentes à capacidade técnica dos candidatos, que terá início essa semana.

ADAPTAÇÃO/ As atuais permissões foram concedidas em 2008 e só tinham validade até 2013.

As novas concessões terão validade de 15 anos, e podem ser prorrogadas por mais dez anos.

Após o processo licitatório, os permissionários vão ter até 90 dias para substituir os veículos atuais (na maioria dos casos, vans) por micro-ônibus de duas portas (uma para embarque e outra para o desembarque), com catraca, bilhetagem eletrônica e GPS.

Outra etapa que precisará ser feita, antes da integração, é a divisão das 22 linhas. Em 2015 uma proposta chegou a ser apresentada, com 15 linhas para a ABC e 7 para o Tctau. Mas esse cenário ainda não foi oficializado.

A tendência é que a concessionária ABC Transportes, que tem contrato com o município até 2024, fique com as principais linhas. Já o TcTau ficaria com linhas de menor movimento.

NOVELA/ A integração entre ABC e TcTau havia sido prometida pelo governo Ortiz Junior para dezembro de 2013. O compromisso foi firmado pelo tucano em junho daquele ano, durante onda de protestos em todo o país.

Na época, o prefeito também prometeu anular o contrato com a ABC, firmado na gestão anterior, em 2009, mas isso também ficou no papel.

Em 2014, Ortiz voltou a dizer que a integração sairia ainda naquele ano, mas isso novamente não ocorreu.

Em 2015, em acordo judicial, a prefeitura se comprometeu a implantar a integração até janeiro de 2016, mas outra vez o prazo não foi respeitado.

Em 2016, a prefeitura voltou a prometer a licitação para o segundo semestre, mas isso também não se cumpriu.

(Fonte: Gazeta de Taubaté)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Caxias do Sul irá recorrer de decisão judicial que suspende licitação de serviços funerários

No entanto, até que recurso seja apresentado e julgado, o edital que teria prazo até 15 de outubro…
Read more
Notícias

Em meio a queimadas, Câmara aprova projeto que facilita licitações durante estado de calamidade

Proposta facilita contratações de serviços e compras emergenciais para momentos de calamidade…
Read more
Notícias

Metrô retoma licitação para a compra de 44 novos trens

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) publicou nesta sexta-feira (20), o aviso da…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *