Obras, conforme a Sisep, deve melhorar as condições de tráfego e também o manejo de águas no bairro
A Prefeitura de Campo Grande abriu nesta sexta-feira (16) licitação para contratar empresa que deverá pavimentar as ruas do Bairro Jardim Noroeste. A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) deu prazo para que as empresas enviem as propostas até o próximo mês. A previsão é que sejam pavimentadas cerca de 9.2km de ruas no bairro.
A licitação, que será feita por concorrência eletrônica, foi publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). Além da pavimentação asfáltica, a empresa deverá executar a drenagem de águas no bairro, especificamente, no lote dois.
No edital, a Sisep justifica que a execução das obras tem como finalidade melhorar as condições de tráfego e também o manejo de águas. O texto menciona que o lote dois não possui controles de drenagem e que isso causa transtornos em época de chuva, além das “insalubridades quanto a possível mistura de despejo com águas pluviais”.
No estudo técnico feito pela Sisep é mencionado que a Rua Urupês é uma das que “mais sofrem” com o carreamento, ou seja o solo que junto com a água escorre quando acontece as enxurradas. Devido a esse problema está em andamento a execução de uma bacia de amortecimento na parte mais baixa do bairro.
As ruas que devem ser pavimentadas, conforme consta no relatório, são Rua Martim de Sá; Avenida Marechal Mallet; Rua Ataulfo Paiva; Rua Vaz de Caminha; Rua Jordão, Rua Ferreira Viana; Rua Aqueluz; Rua Vassoura; Rua Nazaré; Rua Barbacena; Rua Corinto; Rua Dois irmãos; Rua Pinhal; Rua Custódio de Mello; Rua Panamá; Rua das Perdizes; Rua do Bananal; Rua Adventor Divino de Almeida; Rua Andrade Neves. A intervenção nessas ruas contemplará, aproximadamente, 9.2km de pavimentação.
O recebimento das propostas será feito até o dia 3 de setembro, sendo essa a mesma data para abertura da sessão de disputa de preços. A disputa está prevista para começar às 8h nesta data.
“Piscina de lama” – Reportagem feita em abril pelo Campo Grande News mostrou a dificuldade que os moradores têm em períodos de chuva. As ruas do Bairro Jardim Noroeste viram “piscinas de lama” que dificultam a travessia de pedestres e veículos.
Na época, Nivaldo Cordeiro Gomes, 36 anos, concedeu entrevista relatando que perdeu as contas de quantas vezes já caiu na rua Martim de Sá, no Jardim Noroeste, ao tentar vencer os buracos, a pé ou de bicicleta.
O motorista de aplicativo Vitor Rafael Cordeiro Inácio, 32 anos, mora no Jardim Noroeste e diz que evita fazer corridas no bairro. “A gente tenta sair, pegar viagem ou sai daqui sem viagem mesmo. Lá para baixo [Urupês], está pior ainda”.
Vitor diz que o prejuízo é grande e já gastou cerca de R$ 300,00 depois que “arregaçou o para-choque”. “Em um mês, sete carros já atolaram aqui”, contou. “Isso é linha de ônibus, um absurdo estar assim”.
(Fonte: CAMPO GRANDE NEWS)