Notícias

Praças Digitais: Neutralidade é exigência para licitação em São Paulo

A modalidade de licitação será o pregão eletrônico (menor preço), que foi agendado para o dia 27 de setembro. 

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo – Prodam – publicou nesta quarta-feira, 11/09, o edital para contratação do serviço de acesso a internet por sistema Wi-Fi para 120 praças da capital paulista. A modalidade de licitação será o pregão eletrônico (menor preço), que foi agendado para o dia 27 de setembro.

 

Antes de ser publicado, o edital sofreu adequações e ajustes técnicos com base nas sugestões apresentadas nas audiências públicas para discussão do projeto e no período que esteve em teste de conceito na Praça Dom José Gaspar, no Centro de São Paulo. O edital divide o grupo de 120 praças em quatro lotes (um para cada região da cidade), mas há limitação de dois lotes por empresa.

 

Essa medida visa garantir que o serviço não seja prestado em todo o município por apenas uma empresa. A previsão é que a cidade já receba as primeiras praças com acesso WiFi gratuito à população ainda este ano. As principais características do programa são:

 

– Conexão de 512 Kbps efetivos por usuário, para download e upload;

 

– Qualidade, estabilidade e garantia de banda que contemplem diversos usos da internet, inclusive streaming, Voz sobre IP e vídeo;

 

– Infraestrutura que assegure o acesso à internet por meio de dispositivos de diversos tipos, como smartphones, tablets, notebooks, netbooks;

 

– Sistema de gestão que permita detectar e evitar possíveis incidentes e cumprir determinações legais e judiciais;

 

– A neutralidade não pode ser quebrada. O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por IP de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo, exceto para cumprir legislação em vigor;

 

– Medição da estabilidade, disponibilidade e capacidade da banda por meio do SIMET – Sistema de Medição de Tráfego Internet, disponível pela internet para qualquer usuário; e pelos SIMET – Boxes desenvolvidos pelo NIC.br e doados ao projeto Praças Digitais.

 

Praças Digitais

 

A iniciativa da Prefeitura, o programa Praças Digitais, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços e conta com apoio técnico com a PRODAM, tem por objetivo levar o acesso à internet para as principais praças de cada Subprefeitura e também para alguns marcos simbólicos da cidade. A ação fortalece a cidadania por meio da inclusão digital.

 

O número de localidades públicas que serão atendidas é de 120 distribuídas entre os 96 distritos da capital. A disponibilidade dos serviços será dividida conforme a demanda do local. A velocidade mínima da internet gerada é de 512kbs e tem uso irrestrito para qualquer cidadão que tenha um dispositivo compatível com o sistema WiFi. A velocidade da conexão será medida pela NIC.br em parceria com a Secretaria de Serviços. Expectativa da prefeitura é gastar R$ 45 milhões com a iniciativa até 2016.

 

(Fonte: Convergencia Digital)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *