Notícias

Portos estão atrasados

a licitação de áreas públicas em portos está pendente de três decisões do Tribunal de Contas da União (TCU).

O programa de logística lançado pela presidente Dilma Rousseff tem como foco o escoamento de commodities para exportação. Porém, a porta de saída para essa produção, os portos, são o segmento mais atrasado do programa. Contaminada pela disputa política, a licitação de áreas públicas em portos está pendente de três decisões do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

O TCU aprovou em 2013 relatório da ministra Ana Arraes impondo 19 restrições ao processo de licitação nos portos públicos de Santos (SP) e do Pará. A Secretaria de Portos apresentou explicações para 15 pontos levantados pela ministra e recorreu de outros quatro. Disso resultaram dois processos que aguardam julgamento desde o ano passado, sem data para decisão.

 

Há ainda um terceiro processo, que questiona a escolha da Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) para elaborar os estudos e projetos que embasam as licitações. Na quarta-feira passada, ele teve o julgamento suspenso pela terceira vez, por pedido de vista.

 

Ana é mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, candidato do PSB à Presidência da República. O socialista se opôs desde o início à proposta de Dilma Rousseff para o novo marco regulatório dos portos, porque a mudança trouxe para a esfera federal a tarefa de licitar as áreas nos portos. Para o Palácio do Planalto, a discussão foi politizada.

 

(Fonte: Estadão)

 

Related posts
Notícias

Botelho quer licitação para definir empresa que irá operar BRT

Adversário disse que empresa de Botelho, que é concessionária na Capital, iria operacionalizar…
Read more
Notícias

TCE-MS suspende licitação de R$ 21 milhões para compra de insumos da Prefeitura de Três Lagoas

Licitação teria sessão nesta quinta-feira (27) O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato…
Read more
Notícias

CORREIOS ABRE LICITAÇÃO PARA VENDA DE IMÓVEL EM SALVADOR

No próximo dia 1º de julho, será aberta uma licitação para alienação de um imóvel dos…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *