Notícias

Polícia Federal deflagra operação para investigar cartel em licitações para coleta e destinação de resíduos na Paraíba e outros estados


O município de Sousa, no Sertão do estado, foi um das 15 cidades no Brasil onde houve cumprimento de mandados de busca e apreensão.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Polícia Federal deflagraram na manhã desta segunda-feira (13) a Operação Mercado Pacificado, que tem o objetivo é desarticular e apurar cartel e outros crimes praticados em licitações públicas e privadas por empresas que atuam no mercado de coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos, em sua maioria, hospitalares.

Na Paraíba, o município de Sousa, no Sertão do estado, foi um das 15 cidades no Brasil onde houve cumprimento de mandados de busca e apreensão. Até o momento não há informações sobre a quantidade total de mandados cumpridos na Paraíba.

A Polícia Federal também realizou operações no Distrito Federal, e em São Paulo (SP), Embu das Artes (SP), Suzano (SP), Itabuna (BA), Salvador (BA), Imperatriz (MA), São Luís (MA), Recife (PE), Duque de Caxias (RJ), Caxias do Sul (RS) e Cachoeirinha (RS).

A investigação, que tem apoio do Ministério Público Federal (MPF), teve início a partir de acordo de leniência celebrado com o Cade em 2019. Os signatários apresentaram ao órgão antitruste evidências de condutas anticompetitivas que teriam sido praticadas com o intuito de favorecer licitantes e frustrar o caráter competitivo dos certames.

Entre elas acordos entre concorrentes para fixação de preços, condições e vantagens em licitações públicas e privadas, divisão de mercado e de clientes, supressão de propostas e apresentação de propostas de cobertura, além de troca de informações comerciais e concorrencialmente sensíveis.

De acordo com as investigações, as empresas participantes do cartel dividiam clientes e processos licitatórios entre si com a intenção de manter o mercado “pacificado”, evitando “guerras de preços” (o que originou o nome da operação).

Segundo análise realizada pelo Cade, foram afetados por essas atividades anticompetitiva, ao menos, os mercados de coleta e destinação de resíduos do Distrito Federal e dos estados da Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Há ainda indícios de que os estados do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina também foram alvo das práticas anticompetitivas.

Os investigados poderão responder por infrações contra a ordem econômica previstas na Lei de Defesa da Concorrência, crimes contra a ordem tributária, associação criminosa e outros delitos que eventualmente forem constatados no curso da investigação.

(Fonte: Click PB)

Related posts
Notícias

Terracap anuncia licitação de 100 novos imóveis no DF em julho.

Processo será aberto para pessoas físicas ou jurídicas. Licitação está marcada para 17 de…
Read more
Notícias

Empresa que venceu licitação para estrada que vai escoar produção de cervejaria entra com recurso em Passos, MG

Segundo prefeitura, empresa não cumpriu exigências de edital; obra está orçada em R$ 22…
Read more
Notícias

Avaliada em R$ 25 milhões, licitação de material para robótica é suspensa

Seriam 145 conjuntos de peças plásticas com componentes de automação A SED (Secretaria de Estado…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *