Notícias

Petrobras já ignora regra de conteúdo local e contrata empresa chinesa


Em uma ofensiva contra a indústria nacional, a Petrobras, sob o comando de Pedro Parente, ignorou a regra em vigor sobre a quantidade mínima de conteúdo local nas licitações e decidiu contratar na China os sistemas de ancoragem para as plataformas da cessão onerosa do pré-sal, que envolve o conjunto de campos concedidos pelo governo em 2010 em troca de ações da estatal.

O contrato, no valor de US$ 50 milhões, é para o fornecimento de correntes de aço usadas para a ancoragem de seis navios-plataforma. Segundo as regras vigentes, esse segmento precisa cumprir percentual mínimo de 65% de conteúdo local. No entanto, a empresa chinesa vai usar 100% de material importado no projeto.

Em caso de descumprimento do conteúdo local mínimo, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) pode auferir multas. Mas isso só ocorre ao final do contrato. As primeiras amarras contratadas na licitação só estarão em atividade a partir de 2018.

A concorrente brasileira Brasil Amarras entrou na Justiça na segunda (6) para tentar reverter o resultado da licitação. A acusação é que a vencedora praticou preços abaixo dos de mercado.

O governo discute os termos de uma nova política de conteúdo local. De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, pessoas ligadas ao setor citam duas hipóteses para a Petrobras ter aceitado preços muito abaixo dos de mercado: “estaria contando ou com a multa da ANP ou com que, na mudança das regras, o percentual seria reduzido ou extinto”, diz o jornal.

(Fonte: Vermelho)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Caxias do Sul irá recorrer de decisão judicial que suspende licitação de serviços funerários

No entanto, até que recurso seja apresentado e julgado, o edital que teria prazo até 15 de outubro…
Read more
Notícias

Em meio a queimadas, Câmara aprova projeto que facilita licitações durante estado de calamidade

Proposta facilita contratações de serviços e compras emergenciais para momentos de calamidade…
Read more
Notícias

Metrô retoma licitação para a compra de 44 novos trens

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) publicou nesta sexta-feira (20), o aviso da…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *