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Orçado Em R$ 6.398,205 Empresa Realiza Dragagem Em Nove Trechos Críticos Do Rio Madeira

A licitação foi realizada pela Companhia Docas do Maranhão (Codomar) e a Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental – AHIMOC.

 

Os serviços de mobilização e preparação dos pontos para dragagem da Hidrovia do Madeira já começou, cujo investimento está orçado em R$ 6.398,205. A remoção dos sedimentos oriundos da cheia histórica do rio Madeira, ocorrida em março, iniciou-se 30 dias após a emissão da ordem de serviço, assinada no dia 06/08, em Porto Velho (RO), ou seja, com o atraso iniciou-se no final de setembro. No Amazonas a dragagem foi feita em 3 pontos críticos incluindo Marmelos, Três casas e Cintra em Humaitá. Em Rondônia também fora 3 trechos Tamanduá, Curicacas é e agora Pombal faltando 3 pontos entre elas Cojubim, Abelhas e Mutuns.  O contrato com a empresa Duotec Dragagem e Comércio LTDA, vencedora da concorrência pública, tem duração de quatro meses e prevê o desassoreamento do calado operacional nos 1.086 quilômetros da hidrovia.

 

A licitação foi realizada pela Companhia Docas do Maranhão (Codomar) e a Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental – AHIMOC. A assinatura do contrato ocorreu durante o Roadshow realizado na capital rondoniense para apresentação de resultados do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental (EVTEA) e dos projetos básico e executivo para melhoramentos na Hidrovia do Rio Madeira, Mamoré e Guaporé, a cargo do consórcio Leme/Petcon, contratado para elaboração dos estudos.

 

O que é dragagem?

 

Nada mais é que a retirada de sedimentos e bancos de areia do fundo dos rios, no período de Vazante (época da seca nos rios) e tem como objetivo aumentar a profundidade para facilitar a navegação de embarcações, beneficiando o escoamento da produção regional e como consequência trazendo o desenvolvimento econômico com segurança de navegação.

 

De acordo com a palestra feitas nas comunidade ribeirinhas por uma empresa contratada pelo DNIT, que também foi realizado nesta quarta feira (5) no centro do menor em Humaitá. com a presença de estudantes e a imprensa local. Julia disse que “A dragagem que esta sendo realizada no rio madeira é do tipo II que é dragagem de manutenção, que consistem na remoção de material assoreado depositado em leito de canais por meio de processo natural.” finalizou uma das palestrantes.

 

O volume, ordem e duração dos serviços de dragagem nos trechos previstos poderão ser alterados em função da dinâmica do rio.

 

Possível impacto Ambiental

 

De acordo com a empresa responsável pela dragagem, os impactos ambientais foram feitos é os principais impactos citados foi à alteração na qualidade da água, afugentamento e alteração do habitat de peixes no fundo do rio e vazamento de óleo do maquinário utilizado.  Sendo que todos esses possíveis problemas são rigorosamente controlados por meio de ações de monitoramento e também dos programas ambientais de dragagem.  Não afetando as Embarcações, Turistas, pescadores, garimpeiros e a população local, que usam diariamente o Rio Madeira.

 

Rio Madeira

 

Rio Madeira tem este nome porque, no período de chuvas (cheia), seu nível sobe e inundas as margens levando troncos e restos de madeira das árvores. Ele nasce com o nome Rio Beni, na cordilheiras dos Andes/Bolívia, e segue seu curso até desembocar no Rio Amazonas. A extensão entre sua Foz, No Rio Amazonas(AM), e a cidade de Porto Velho(RO) e de 1.060 Km.

 

A hidrovia do rio madeira é de grande importância para o transporte de cargas e de passageiros, e constitui-se em uma importante via para o comércio interno e externo, pois propicia a oferta de produtos a preços competitivos. O transporte hidroviário é cerca de oito vezes mais barato do que o rodoviário e três vezes mais barato que o ferroviário. O Rio Madeira também é um importante eixo de transporte de cargas, por estabelecer a conexão das Regiões Norte e Centro-Oeste aos grandes portos, por onde as cargas são enviadas a outros grupos países.

 

Desta forma, este canal ainda tem um grande potencial a ser explorado, pela sua localização estratégica e, principalmente, para o transporte de grãos, em especial a soja.

 

No Rio madeira o bancos de areia vão se elevando é em alguns lugares ficam tão altos que atrapalham a navegação. Nestes pontos é que se faz necessária a atividade de dragagem. Depois da dragagem os canais de navegação ficam liberados e as embarcações podem trafegar com mais segurança e economia.

 

A licitação para os serviços de monitoramento, dragagem de manutenção, balizamento e sinalização da hidrovia, possibilitarão a sua operação durante o ano todo, será realizada até o final deste ano. O contrato será firmado pelo período de cinco anos.

 

(Fonte: Jornal de Humaita)

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