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Obra do Baldo é adiada mais uma vez

O custo previsto das obras de recuperação do Viaduto do Baldo é de R$ 1,79 milhão,  sendo que pela lei das licitações ela pode ter um aditivo de até 50%

As obras de restauração do Viaduto do Baldo tiveram mais uma vez sua conclusão adiada:   março de 2014, ao invés de fevereiro, como previa antes a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi). O serviço está parado esperando a entrega do projeto executivo para que seja retomado. O local está interditado.

 

“ A gente aguarda para o fim desta semana ou começo da outra, a entrega do projeto executivo para que as obras recomecem ainda este mês”, diz o secretário adjunto de Operação, engenheiro Caio Múcio Pascoal. A ordem de serviço foi dada em 10 de junho deste ano pelo prefeito Carlos Eduardo Alves.

 

Afora a instalação do canteiro de obras, a limpeza da área, Caio Pascol disse que  empresa BMB Construções Ltda já realizou alguns trabalhos, como a sondagem do subsolo aos pés dos pilares dos viadutos, bem como a extração de concreto no fundo do canal para análise do material.

 

Caio Pascoal confirmou que o engenheiro civil José Pereira, o mesmo que elaborou laudo apontando os problemas e riscos que corria o viaduto pelo desgaste ao longo do tempo, foi contratado para avaliar o projeto executivo  que está sendo feito pela empreiteira BMB: “Ele vai dizer o que precisa melhorar ou não e também apontar se ao final da obra o viaduto pode ser ou não liberado para o tráfego de veículos”.

 

Segundo Pascoal, não foi necessária a contratação de outra construtora para elaborar o projeto executivo, porque esse serviço “já estava no escopo do  contrato” assinado com a BMB. Ele admitiu, ainda, que o município preferiu interromper as obras, que vinham sendo realizadas pontualmente, “porque não tivemos um projeto detalhado”.

 

O custo previsto das obras de recuperação do Viaduto do Baldo é de R$ 1,79 milhão,  sendo que pela lei das licitações ela pode ter um aditivo de até 50%, elevando seu valor para R$ 2,69 milhões. Pascoal também disse que o custo da pintura é de R$ 400 mil e já incluído na primeira licitação, mas se for necessário pode ser objeto de uma nova licitação.

 

Desde o dia 3 de setembro que as obras do Viaduto do Baldo estão paralisadas e tinham conclusão prevista para 180 dias, ou seja, para a primeira semana de dezembro deste ano. Em abril, uma licitação feita pela Semopi foi considerada deserta.  A interdição do viaduto ao tráfego de veículos vem desde 4 outubro de 2012 por força de decisão judicial, baseada em  inquérito civil público instaurado em 14 de janeiro de 2010 pela 22ª Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania.

 

O laudo pericial do engenheiro José Pereira foi apresentado em 21 de janeiro de 2013, por ocasião da posse da direção do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RN). Já em 24 de setembro de 2012, o então juiz Ibanez Monteiro da Silva havia entendido que outro laudo elaborado em 2009 era insuficiente para se fazer a interdição do Viaduto do Baldo.

 

(Fonte: Tribuna do Norte)

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