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Negócios: preço do gás afeta competitividade

O aumento da produção em terra com maior frequência das rodadas de licitação de blocos de petróleo

 

Estudo inédito da Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao qual a coluna teve acesso aponta a necessidade da adoção de políticas de preço subsidiado para o gás natural como forma de garantir maior competitividade à indústria nordestina. O texto aponta que na década de 2000 o consumo desse combustível foi estimulado e houve esforço da Petrobras para estruturar uma infraestrutura capaz de facilitar sua distribuição. Resultado: a paricipação do gás saltou de 3% na década de 1990 para 11% em 2012. O crescimento da demanda, contudo, não foi acompanhado pelo aumento da oferta e o combustível encareceu. Ainda segundo o estudo, o futuro não traz alento pois os investimentos do pré-sal não serão suficientes para atender ao crescimento do consumo. As perspectivas são ainda piores: a produção de gás natural – inclusive no Recôncavo baiano – está estagnada. De 2003 a 2012 as reservas provadas de gás natural na região cresceram apenas 0,5% contra 87% no resto do país. E a produção regional cresceu 4% frente a um aumento nacional de 63%.  Diante da situação, uma das saídas adotadas pela indústria é a importação de gás natural. No entanto, esta operação também tem como problema o preço do combustível.

 

Preço do gás afeta competitividade – II

Entre as propostas sugeridas pela CNI no estudo está a adoção de medida governamentais para estimular o investimento e a competição na parte da cadeia de petróleo antes do refino para viabilizar a entrada de novas empresas no mercado. Também é sugerido que as empresas que operam no pré-sal sejam estimuladas a escoar e comercializar o gás associado ao petróleo, o aumento da produção em terra com maior frequência das rodadas de licitação de blocos de petróleo; e desenvolvimento de um mercado livre de gás natural. Para a Bahia, em particular, a principal sugestão da CNI é para o governo incentivar a exploração de gás não convecional (shale gas) em reservas de grande potencial nas áreas maduras do Recôncavo. O documento lembra que estudo preliminar da ANP diz que o potencial de shale gas na bacia do Recôncavo é de 20 trilhões de pés cúbicos. Cada unidade de pé cúbico equivale a 28,31 litros.

 

MRV vende R$ 71,7 milhões na Bahia

Líder em  vendas no ranking de construção civil no estado há dois anos, segundo a Ademi-BA, a construtora MRV comemora este ano 35 anos de vida. Na Bahia, a empresa está presente em 146 cidades, e as  vendas contratadas aqui alcançam  R$ 71,7 milhões -, atrás apenas das registradas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro -, número que representa 5% das vendas em todo o país. A Bahia também é o terceiro estado em que a MRV mais lançou imóveis no terceiro trimestre deste ano, com movimentação de R$ 168,7 milhões, que representa 18% dos números no país. A empresa vai lançar, no Salão Imobiliário, o Spazio Salvador Norte que já tem 100 unidades vendidas.

 

Compre um carro e ganhe uma bike

Em nome da mobilidade urbana e da sustentabilidade ambiental, o Auto Shopping Itapoan vai dar uma bicicleta para quem comprar um carro ali. A promoção segue até dezembro.  “Como nós somos responsáveis por grande número de veículos que  são comercializados e depois vão pras ruas de Salvador, resolvemos fazer a nossa parte e sugerir a bicicleta como  o  ‘outro carro’  do cliente, explica Daniela Peres, gerente comercial do Auto Shopping Itapoan. Segundo ela, a campanha também atinge os lojistas e vendedores do empreendimento, e um bicletário foi disponibilizado para esse público que promete aderir  à bicicleta.

 

(Fonte: Correios 24h)

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