Notícias

Ministro vem a MT lançar edital de licitação para as obras da ZPE de Cáceres


No próximo dia dia 18, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, estará em Cáceres para o lançamento do edital da primeira fase das obras da Zona de Processamento de Exportação.

Emperrada há mais de 20 anos, o pontapé inicial se deu com o empenho do deputado Dr. Leonardo (PSD) que, em menos de um ano de mandato, conseguiu que o Poder Executivo se tornasse sócio majoritário da ZPE.

Vice-líder do governador Pedro Taques (PSDB) na Assembleia Legislativa, Dr. Leonardo não mediu esforços para ver esse sonho tão antigo do povo cacerense, se tornar realidade. O parlamentar chegou a ir a Brasília, no começo do ano passado, mobilizar o Governo Federal, através do MDIC.

“Depois de muitos anos, este sonho começa a se tornar realidade. Fico contente em ver que o nosso esforço valeu a pena e me sinto honrado em fazer parte da realização deste sonho. Quando se falava em ZPE, as pessoas nem acreditavam mais. Muitos duvidaram e até me criticaram. Esta ZPE é de Mato Grosso, pois contribuirá para o desenvolvimento de todo o nosso Estado”, destacou Dr. Leonardo.

A primeira etapa é a construção do módulo de infraestrutura básica, que inclui o prédio administrativo da ZPE, guarita, restaurante, espaço aduaneiro da Receita Federal, galpão de armazenagem e pátio.

Para o deputado, a ZPE fomentará o crescimento de toda a região oeste e sudoeste, gerando novos empregos e rendas, atraindo indústrias e comércios, refletindo diretamente na economia e no desenvolvimento de todo o Estado.

ZPE – As Zonas de Processamento de Exportação caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas as instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados fora do país.

As indústrias localizadas na ZPE operam com suspensão de impostos e procedimentos administrativos simplificados, como, por exemplo, isenção total de ICMS, Imposto de Importação, IPI, PIS e Cofins, entre outros, além de 75% de isenção no Imposto de Renda.

De acordo com a lei que rege as ZPE’s, de tudo o que for produzido no espaço das Zonas de Processamentos, 80% deverá ser destinado para exportação e 20% para o mercado interno. O deputado Dr. Leonardo foi a Brasília no mês de dezembro, acompanhar a discussão e aprovação do marco regulatório das ZPEs brasileiras, na Comissão de Finanças e Tributação, na Câmara Federal. O Projeto de Lei possibilita a alteração de 20% para 40% o limite de comercialização no mercado interno.

(Fonte: Cenario MT)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *