Notícias

Ministro se reúne com comissão legislativa de aprimoramento das licitações

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim, se reuniu, na última quarta-feira (6), com a comissão especial da câmara dos deputados que analisa o aprimoramento da Lei de Licitações (nº 8.666/1993). O encontro teve o objetivo de fortalecer o diálogo entre a comissão e o Ministério na elaboração de novo projeto.

À reunião estiveram presentes o presidente e o relator da comissão, deputados Carlos Marun (PMDB-MS) e Mário Heringer (PDT-MG). Foram discutidas propostas de aperfeiçoamento da legislação referente a contratações com o setor público. Em vigor há mais de 20 anos e sem alterações significativas desde então, o conjunto de normas previstos na Lei já demonstra defasagem e não tem conseguido evitar o volume de denúncias nas negociações entre órgãos governamentais e a iniciativa privada, reveladas, por exemplo, por operações como a Lava Jato.

O ministro Torquato Jardim afirmou que é necessário avaliar o que é possível fazer de imediato no âmbito do Poder Executivo. “Cada caso é singular e um pode ser mais complexo que outro, por isso é importante respeitar as especificidades e unir esforços para aprimorar o sistema de contratações no país”, ressaltou.

O presidente da comissão, Carlos Marun, enfatizou o papel do MTFC quanto ao combate à corrupção. “Nós queremos obras bem executadas, serviços bem prestados e preço justo. Acredito que o Ministério da Transparência visa a obter êxito na execução de suas funções de fiscalização dos recursos públicos”, comentou.

Mário Heringer afirmou, ainda, que a corrupção atrapalha a atividade econômica e que acontece, em grande parte, devido às brechas e inadequações na legislação. “É necessário aprimorar algumas normas. Por isso esperamos integrar o controle interno executado pelo Ministério com a prática legislativa. A ideia é fazer uma regra geral e a partir dela ter o caminho para as exceções, contemplando as distintas realidades, tanto as de um pequeno município como as de uma grande estatal”, alegou.

Grupo de Trabalho

Em junho último, o Ministério da Transparência criou grupo de trabalho para analisar a Lei nº 8.666. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a gestão pública e fortalecer os mecanismos de combate à corrupção. O grupo é formado, predominantemente, por servidores de carreira do órgão e tem o prazo de um mês, prorrogável por mais 30 dias, para a apresentação de resultados.

(Fonte: CGU)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *