Notícias

Ministro confirma para este ano licitação para obra do Porto Novo

licitação para obra de revitalização de 1.125 metros do cais do Porto Novo de Rio Grande, investimento estimado de R$ 140 milhões.

 

Em audiência com o líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), representantes da Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS (Seinfra) e Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), o ministro Leônidas Cristino, da Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência da República, confirmou na manhã desta quarta-feira (14) a realização, ainda este ano, de licitação para obra de revitalização de 1.125 metros do cais do Porto Novo de Rio Grande, investimento estimado de R$ 140 milhões.

 

Albuquerque destacou que na reunião foram tratadas com o ministro agendas que há muito tempo são dialogadas com a SEP e são de total interesse para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “Este investimento tornará o Porto do Rio Grande ainda mais competitivo e capaz de multiplicar operações”, avaliou o parlamentar.

 

Na reunião, que teve a participação do diretor-superintendente de Portos e Hidrovias (SPH), Pedro Homero Flores Obelar, do diretor-geral da Seinfra, Lauro Hagemann, o diretor de Logística e Integração, Geraldinho Filho, e o secretário de Infraestrutura da SEP, Fernando Victor Castanheira, ainda foi confirmado que a Secretaria Especial de Portos assumirá o canal de acesso ao Porto de Pelotas e ao Porto de Porto Alegre no que diz respeito a investimentos na manutenção pelos próximos 10 anos. “Isso nos dá uma tranquilidade grande de normalidade na navegação”, avaliou Albuquerque.

 

Outro ponto reiterado ao ministro refere-se à garantia de que os recursos aportados pela SEP contemplem, além da manutenção, o processo de sinalização e balizamento para navegação noturna ao longo de todo o canal de acesso de Rio Grande até Porto Alegre. Na mesma reunião ficou pactuada, por reivindicação da Seinfra e da SPH, a integração do Porto de Estrela  ao sistema de delegação à SPH, passando a ser um porto com contrato de gestão compartilhado com a Secretaria especial de Portos. “Isso abra um leque de possibilidades muito grande de investimentos, de melhoria logística para o Porto de Estrela que passará a fazer parte do sistema portuário do Rio Grande do Sul com a SEP”, disse o deputado.

 

Está prevista para o próximo mês uma visita do ministro Leônidas Cristino ao Rio Grande do Sul para conhecer todas essas estruturas que passaram a ser de sua competência. “Recentemente, com a nova lei dos portos, deixamos claro quem tem atribuições, comando e gestão. Agora é preciso celebrar contratos de gestão, estabelecer objetivos e metas e atingir resultados, que é o que importa”, concluiu o deputado.

 

(Fonte: Jornal Agora)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *