Notícias

Ministério da Transparência declara inidoneidade da Iesa Óleo & Gás


A declaração proíbe a empresa de participar de novas licitações e celebrar novos contratos com a Administração Pública por, pelo menos, dois anos

Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC) declarou a inidoneidade da construtora Iesa Óleo & Gás, após conclusão de processo administrativo de responsabilização, instaurado a partir da Operação Lava Jato, informou o ministério em nota nesta segunda-feira.

A declaração proíbe a empresa de participar de novas licitações e celebrar novos contratos com a Administração Pública por, pelo menos, dois anos.

A empresa foi uma das relacionadas em um escândalo bilionário de corrupção que envolveu políticos, partidos políticos e executivos de diversas empresas.

A eventual reabilitação da empresa está condicionada ao ressarcimento do dano à administração.

O processo administrativo de responsabilização, que durou um ano, utilizou informações compartilhadas pela Justiça Federal e outras colhidas junto a diversos órgãos, incluindo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Petrobras.

As investigações concluíram que a Iesa coordenava suas ações junto a concorrentes para reduzir a competitividade em processos licitatórios.

“A construtora combinava previamente com os concorrentes os certames que cada qual deveria vencer e quem faria propostas de cobertura para gerar aparente legitimidade”, afirmou o MTFC.

O ministério também afirmou que a empresa pagava propinas ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, um dos delatores da operação Lava Jato, que admitiu participar do esquema de corrupção.

(Por Marta Nogueira)

(Fonte: Epoca negocios)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *