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Mesa redonda extrai novas propostas para melhoria da segurança na BR-163

concessionária que venceu a licitação sobre 850 km da rodovia (entre Sinop e a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul).

 

Encontros foram realizados em Sorriso e Sinop. Entre as principais propostas feitas nas duas cidades está a melhoria na iluminação dos trechos urbanos da rodovia.

 

A iluminação dos trechos urbanos da BR-163 está entre as principais reivindicações apresentadas pela população durante a Mesa Redonda realizada, nesta quinta-feira (13), em Sorriso (norte de Mato Grosso), pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados (CVT). A discussão dos impactos e oportunidades ao longo da rodovia – que está sendo restaurada e duplicada – foi solicitada pelo deputado federal Wellington Fagundes (PR).  “Esse é um assunto importante que vamos levar adiante, pois envolve especialmente a segurança da população” – frisou o parlamentar.

 

Wellington Fagundes ressaltou que a discussão, através das mesas redondas, dá a sociedade condições de se manifestar sobre seus anseios e preocupações. Conforme ficou demonstrado durante a reunião em Sorriso, a questão da iluminação não estava prevista dentro do projeto de concessão da rodovia. “É mais uma demonstração de que esses grandes projetos só serão coroados de êxito se houver a participação popular”, destacou o parlamentar.

 

A Mesa Redonda, coordenada por Fagundes, contou com a presença de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Rota do Oeste, concessionária que venceu a licitação sobre 850 km da rodovia (entre Sinop e a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul).

 

A questão da iluminação, segundo Fábio Abritta, diretor de Operações da Rota do Oeste deverá ser encaminhado para discussão com as prefeituras locais e a ANTT. O superintendente do DNIT em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia, disse que, no caso específico de Sorriso, a solicitação está sob análise e poderá ser atendida mediante convênio com a prefeitura ou convênio entre o órgão e a concessionária Rota do Oeste.

 

Outra preocupação dos participantes da mesa redonda é quanto à instalação das praças de pedágio, que devem chegar a nove no trecho de 850 km sob responsabilidade da concessionária. Fábio Abritta explicou que a cobrança só deve começar após a realização de várias obras pela concessionária. Ele também falou sobre a implantação das 18 bases operacionais ao longo da rodovia, que contam com ambulâncias, guinchos, carros de apoio e equipes treinadas para atender ao usuário.

 

“Ficou muito evidenciado a grande satisfação da sociedade com esse grande feito que é a restauração e a duplicação dessa importante rodovia, o grande eixo de desenvolvimento. Dai a necessidade de continuarmos este debate, de forma a transformar, de fato, a BR-163 numa rodovia segura para os usuários e o transporte das riquezas de nosso Estado. Este desenvolvimento deve ainda gerar oportunidades”, acrescentou o republicano, recém eleito senador.

 

Sinop

Ainda nesta quinta-feira, a Comissão de Viação e Transportes realizou outra mesa redonda em Sinop, também na Região Norte do Estado. Cortada pela BR-163, a cidade é polo de desenvolvimento no Estado e concentra empresas de comércio, indústria e serviços. No caso de Sinop, a rodovia tem a sua maior travessia urbana, chegando a 40 km. Parte está duplicada, diminuindo o grande número de acidentes que se registrava na região.

 

Em Sinop, a mesa redonda contou com a participação do prefeito Juarez Costa, dos deputados federais Valtenir Pereira e Roberto Dorner, e do deputado estadual eleito Silvano do Amaral.

 

Nesta sexta-feira, 14, a Comissão de Viação e Transportes realiza mesas redondas em Cuiabá (na Fiemt), Jaciara (Câmara dos Vereadores) e Rondonópolis (Câmara dos Vereadores)

 

(Fonte: Expresso MT)

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