Notícias

Marcelo Oliveira barra pregões em concorrências do Legislativo

O presidente da Câmara de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), tem barrado a modalidade pregão nas licitações realizadas na Casa. Esse tipo de concorrência pública, segundo especialista, garante economicidade e praticidade na aquisição de produtos para o Legislativo, já que o certame é uma espécie de leilão inverso, que prevê o alcance de menor preço para os gestores, além de permitir a realização da disputa por meio eletrônico.

Desde que assumiu o comando da Câmara, em 2015, Marcelo determinou a condução de modalidades tomada de preços ou carta convite nos processos do Parlamento, Pela Lei de Licitações (número 8.666/93), algumas licitações têm de ser feitas por meio dessas modalidades, já que obras e outros serviços de engenharia não se enquadram nos pregões.

O advogado especialista em direito público Alberto Rollo explica que os pregões dão “margem para negociações” no ato da abertura das propostas, ou seja, permite que o gestor escolha o menor valor. O inciso 8º do artigo 4º da lei número 10.50/2002, que regulamentou os pregões, versa que “no curso da sessão o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor”. “Em outras modalidades diferentes dos pregões, as propostas chegam em documento fechado, não permitem negociação. Além disso, o pregão eletrônico é uma modalidade moderna de licitação”. explica Rollo.

Marcelo admitiu que os pregões possibilitam a economia, mas destaca que “o barato sai caro”. “Fiz um pregão para compra de papel higiênico e os produtos vieram de qualidade ruim. Depois, os próprios funcionários da Câmara reclamaram”, justificou o petista. “Decidimos utilizar um modelo que, embora gastássemos um pouco mais, recebemos um produto de qualidade.”

Os pregões eram frequentemente adotados na gestão de Paulo Suares (PT), hoje vereador licenciado e superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), no biênio 2013-2014.

(Fonte: DGABC)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *