Notícias

Licitação para retomada da Zona Azul será lançada em abril

A Prefeitura de Taubaté deve lançar em abril a licitação para definir a empresa que ficará responsável pela retomada do serviço de estacionamento regulamentado no município, conhecido como Zona Azul.

Segundo o governo Ortiz Junior (PSDB), “a Secretaria de Mobilidade Urbana está solicitando a atualização dos orçamentos da instalação e operação do sistema de estacionamento rotativo, para em seguida publicar a licitação”.

Já a retomada do serviço deverá ocorrer apenas no segundo semestre, quando a interrupção da Zona Azul já terá completado dois anos.

Nesse período, têm sido constantes as reclamações de comerciantes e moradores sobre a dificuldade de encontrar uma vaga para estacionar na região central da cidade.

CONTRATO/ Vencerá a licitação a empresa que oferecer à prefeitura o maior percentual da arrecadação bruta do sistema. O mínimo será de 10%. No contrato anterior, por exemplo, foi fixado percentual de 27%.

O pagamento da Zona Azul poderá ser feito por meio de parquímetros, telefone celular ou pontos de venda.

O horário de funcionamento será das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h aos sábados. O tempo máximo de parada em uma mesma vaga será de duas horas.

O número de vagas que serão criadas ainda não foi definido, mas a região que contará com a Zona Azul já foi delimitada.

“O perímetro contemplado é limitado pela Av. do Povo, Av. Nove de Julho/Granadeiro Guimarães, Rua Gastão Câmara Leal/Capitão Cirilo Lobato, Av. Juca Esteves/Desembargador Paulo de Oliveira Costa e Av. Bandeirantes até o encontro com a Av. do Povo”, informou a prefeitura, que acrescentou que “somente as vias com características comerciais e de serviços contarão com o estacionamento rotativo”.

PROBLEMAS/ A Zona Azul já teve duas grandes interrupções no governo Ortiz. A primeira foi entre outubro de 2013 e setembro de 2015.

A Expark Xavante, que assumiu o serviço em setembro de 2015, encerrou as atividades em junho de 2016, por problemas financeiros. Nesse período, o sistema foi implantado em apenas 1.383 vagas – a previsão era de 2.100.

Desde então, a gestão tucana fez sucessivas promessas de prazo para retomada da Zona Azul, mas nenhuma foi cumprida.

No fim do ano passado, a Câmara aprovou mudanças pedidas pelo prefeito nas regras da concessão do serviço. A principal delas é que o contrato, que poderia durar até 10 anos (cinco anos, prorrogáveis por mais cinco), agora poderá ser de 20 anos (10 anos, prorrogáveis por mais 10).

(Fonte: Gazeta de Taubaté)

Related posts
Notícias

Botelho quer licitação para definir empresa que irá operar BRT

Adversário disse que empresa de Botelho, que é concessionária na Capital, iria operacionalizar…
Read more
Notícias

TCE-MS suspende licitação de R$ 21 milhões para compra de insumos da Prefeitura de Três Lagoas

Licitação teria sessão nesta quinta-feira (27) O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato…
Read more
Notícias

CORREIOS ABRE LICITAÇÃO PARA VENDA DE IMÓVEL EM SALVADOR

No próximo dia 1º de julho, será aberta uma licitação para alienação de um imóvel dos…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *