Notícias

Licitação para área de agroshopping e hotel será lançada na Expointer 2014

Previsão de conclusão é de cinco anos após início das obras em Esteio. Feira de agropecuária terá mudanças no acesso ao parque e na estrutura.

O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, terá uma nova área de 27 hectares, que terá um agroshopping, um hotel, um parque tecnológico e centros educacional e de eventos. A licitação para uma concessão do local por 25 anos será lançada durante a 37ª Expointer, que será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro.

 

“A estimativa de gasto para infraestruturar a área é de R$ 14 milhões, conforme uma consultoria contratada pelo governo estadual”, disse o secretário da Agricultora, Claudio Fioreze. A estimativa dos gastos com as construções é de R$ 280 milhões.

De acordo com o subsecretário do Parque Assis Brasil, Adeli Sell, as obras devem ter início “imediatamente” após a empresa vencedora ser conhecida. “Depois, o prazo para a conclusão será de cinco anos”, afirmou.

O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi (PT), celebrou a construção de uma escola técnica no local. “Queremos saudar um projeto da perspectiva de futuro próximo que teremos aqui no parque. O centro de ensino técnico vai agregar conhecimento às pessoas da Região Metropolitana”, afirmou.

 

Mudanças já para este ano

Sell destacou que, já para a Expointer 2014, o parque terá modificações. Haverá um acesso pela BR-448 (Rodovia do Parque), e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) deverá fazer melhorias na entrada já existente pela BR-116. “Ainda estamos negociando com a Trensurb horários mais alargados durante a feira”, disse Sell.

 

Uma das principais novidades será a contenção de emergência erguida entre o Arroio Esteio e o parque nas proximidades da área de máquinas agrícolas, com o objetivo de evitar o alagamento semelhante ao verificado no ano passado. O parque também terá um novo lavatório para animais e um aumento na área de camping, além da conclusão do cercamento.

“A única frustração é não termos o novo pavilhão para a agricultura familiar. A empresa, de forma irresponsável, não cumpriu o contrato. Rescindimos e vamos cobrar as multas”, lamentou Sell. Segundo o subsecretário, no entanto, os expositores da agricultura familiar contarão com um espaço maior em relação ao ano passado.

O que a nova área terá

– Centro Educacional

– Parque Tecnológico

– Museu Agropecuário

– Agroshopping

– Centro de Eventos

– Hotel com 125 apartamentos

– Centro Institucional Agrofácil

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *