Notícias

Licitação de TI em Ibiporã é suspensa por meio de medida cautelar do TCE-PR

O relator do processo deu razão ao posicionamento da representante

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), por meio de medida cautelar emitida pelo conselheiro Fernando Guimarães, suspendeu a Concorrência Pública nº 3/2019, lançada pela Prefeitura de Ibiporã. A licitação tem como meta a contratação, pelo valor máximo de R$ 733.110,30, de empresa para fornecimento de licenças de uso, migração de dados, implantação, treinamento, serviços, manutenção e suporte técnico de software de gestão pública a ser utilizado por esse município da Região Metropolitana de Londrina, no Norte do Estado.

O ato foi provocado por Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) interposta pela Equiplano Sistemas Ltda. A peticionária alega que é irregular a exigência, presente no instrumento convocatório, de que as interessadas apresentem, como requisito para habilitação no certame, atestado de capacidade técnica emitido por pessoa jurídica de direito público.

A representante também apontou como imprópria a divisão do objeto licitado em dois lotes: um abarcando 29 sistemas de informática para o gerenciamento de diversos setores da administração municipal e outro referente somente ao sistema de gestão do cemitério local.

O relator do processo deu razão ao posicionamento da representante. Segundo Guimarães, além de contrariar a legislação e a jurisprudência do TCE-PR, “restringir a competição a somente empresas que já prestaram, ou prestam, serviços à administração pública cria uma indevida reserva de mercado”, restringindo, aparentemente, a competitividade do certame.

O conselheiro também não acolheu a justificativa apresentada pela prefeitura para a separação do sistema de gestão do cemitério em um lote distinto do objeto licitado, segundo a qual o objetivo seria possibilitar a participação do maior número de interessados no certame. Para o relator, se essa fosse efetivamente a meta, a prefeitura, em princípio, deveria ter licitado cada um dos 30 referidos sistemas de informática em lotes individuais, em vez de fazer isso apenas em relação a um deles.

O despacho, datado de 4 de dezembro, foi homologado na sessão do Tribunal Pleno do TCE-PR da última quarta-feira (11). Com a suspensão, foi aberto prazo de 15 dias para que os representantes do Município de Ibiporã apresentem seus esclarecimentos a respeito das possíveis irregularidades apontadas. Os efeitos da medida perduram até que o Tribunal decida sobre o mérito do processo.

(Fonte: CGN)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *