A licitação para construção na nova ponte de Arambaré inicia ainda em abril. Neste sábado, 2 de abril, o programa Controle Geral recebeu entrevista exclusiva com Jardel Magalhães Cardoso, prefeito Municipal de Arambaré, que falou sobre a aguardada construção da nova estrutura.
Em fevereiro, representantes da Caixa Econômica Federal e representantes da Prefeitura Municipal realizaram vistoria na ponte João Goulart, em Arambaré. A ponte liga as duas partes da cidade, dividida pelo Arroio Velhaco, e está em estado precário há muitos anos.
Após a vistoria e os últimos reajustes no projeto para a construção, a equipe de engenharia, em conjunto com os representantes da Prefeitura, entenderam que a construção de uma nova ponte no mesmo local seria a opção mais viável, rápida e segura.
No estúdio da ClicRádio, o chefe do Poder Executivo falou sobre o processo para a construção nova Ponte João Goulart, que ainda em abril, inicia seu processo licitatório.
O prefeito garantiu que as obras da nova ponte iniciam em 2022, no máximo até o mês de junho. Na entrevista, Jardel afirmou que a obra não deve durar mais de um ano e meio desde a data inicial.
Além de faixa dupla, a nova ponte terá ciclovia e passarela para a travessia de pedestres. “Quando projetamos algo, temos que projetar olhando mais a frente”, ressaltou.
O valor de R$8 milhões foi liberado em dezembro de 2021 por meio da Lei 2.405/2021, dentro do Programa Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA), Modalidade Apoio Financeiro – nos termos da Resolução 4589/2001, destinados à despesa de capital classificada como investimento, especificamente para a construção e manutenção de pontes.
Jardel contou que dos R$8 milhões financiados, cerca de R$4 milhões devem ser utilizados na nova ponte.
A ponte
A Ponte João Goulart foi inaugurada em 1962, na gestão do governo Brizola e é de responsabilidade estadual. Assim como a ERS-350, é notório que o compromisso de manutenção por parte do Estado não é cumprido. Nem perto disso.
Em estado de conservação precário, a estrutura, que já teve sua capacidade para veículos de até 36 toneladas, teve sua primeira redução de classe em 2013. De 36t, passou para 25 toneladas. Logo em seguida, a capacidade foi reduzida para 16 toneladas.
Mais recentemente, em 26 de setembro de 2017, a Ação Civil Pública nº 007/116.00030474 fixou que até a sua manutenção e/ou reconstrução, o tráfego de veículos fica limitado ao peso máximo de 3,5 toneladas.
Em julho de 1992, um acidente com uma carreta provocou a queda total da estrutura. A nova ponte foi reinaugurada no governo Collares, em 1994, mas sem a renovação de toda a parte metálica para sustentação.
Com tábuas soltas e cada vez mais “estalos” com a passagem de veículos, cresce o sentimento de insegurança dos usuários que utilizam a estrutura diariamente. A ponte é o caminho mais curto entre as duas partes da cidade.
(FOnte: Clic Radio)