Notícias

Licitaçao da limpeza urbana é tema de consulta pública

Os secretários Igor Leonardo e Eduardo Matos, Seplog e Sema respectivamente, apresentaram o projeto que dará forma ao edital de licitação para contratação

Sindilimp sugere que empresas reaproveitem os trabalhadores

 

A Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realizaram na tarde desta quinta-feira, 7, no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, uma Consulta Pública para contratação de empresas especializadas para execução dos serviços de coleta de resíduos sólidos e limpeza pública de Aracaju.

 

Os secretários Igor Leonardo e Eduardo Matos, Seplog e Sema respectivamente, apresentaram o projeto que dará forma ao edital de licitação para contratação das novas empresas que serão responsáveis pela gestão de limpeza e coleta de lixo da capital. Estiveram também presentes o Procurador Geral do Município, Carlos Pinna e o Presidente do Sindicato dos Empregados de Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindilimp), Rayvanderson Fernandes.

 

Com a extinção da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), atualmente responsável pelo lixo de Aracaju, a Sema e Seplog ficarão responsáveis pela elaboração do edital que deverá ser lançado no dia 25 de maio. “ A licitação será feita em seis lotes para aumentar a competitividade, que é o desejo da Lei 8.666/93. Essa fragmentação é também uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir que tanto micro como grandes empresas concorram por cada lote”, explicou Eduardo Matos em discurso. O tipo de licitação é de menor preço, e a empresa escolhida terá contrato de 5 anos.

 

O secretário do Meio Ambiente destacou que com a nova empresa, será criado um novo modelo de gestão nos serviços urbanos. “Está prevista a criação de uma coordenadoria de limpeza para avaliar o cumprimento do contrato e consultar a satisfação da população com os serviços da empresa contratada. Visamos ampliar e modernizar o trabalho, com mecanização, novas frentes de trabalhos, desenvolver a logística das cooperativas, garantindo assim prestação de serviço com qualidade para o cidadão”, descreve Eduardo.

 

Os representantes do Sindicato dos Empregados de Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindilimp) atentaram aos secretários que seja feita uma recomendação as empresas contratadas para que absorvam os trabalhadores que prestam serviço a Emsurb, já que não há no edital essa exigência. Outras pessoas tiveram espaço no auditório para sugerir, discutir e questionar as diretrizes que formará o edital.

 

Apesar da proposta de ampliar o serviço de limpeza pública, Eduardo informa algumas mudanças na gestão de alguns serviços. Segundo o secretário, há um processo de licitação para uma empresa que fará gestão das feiras livres, enquanto isso a Emurb ficará responsável, assim como a limpeza dos canais. O lixo hospitalar passará a ser responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e a poda de árvores com a Sema.

 

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

(Fonte: Infonet)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *