Notícias

Ipea propõe criação de nova lei para licitações

Proposta, que substituiria a Lei 8666, prevê agência de compras centralizadas e menos burocracia

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta sexta-feira, dia 1°/11, às 14h30, no Rio de Janeiro (Av. Presidente Antonio Carlos, 51, auditório do 10º andar) a nota técnica A reforma da Lei 8.666/93 e do arcabouço legal de compras públicas no Brasil: contribuições do Ipea à Consulta Pública do Senado. O estudo será apresentado pelos técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea Eduardo Fiuza e Bernardo de Medeiros.

 

A proposta sugere a criação de uma nova lei, em vez da reforma da Lei 8666, que está em discussão na Comissão Especial do Senado, instalada em 13 de junho deste ano, composta pelos senadores Vital do Rêgo, Kátia Abreu, Wilder Morais, Waldemir Moka, Francisco Dorneles, Eduardo Suplicy, Aloysio Nunes Ferreira e Armando Monteiro.

 

A Lei 8.666/93, que trata de licitações, contratos e compras, já foi alterada por 61 Medidas Provisórias e 19 leis, um total de 80 normas, ou quatro por ano, e costuma ser considerada como fator de “engessamento” dos processos. Para o Ipea, a reforma da Lei 8.666 deve buscar seus principais pontos na Lei 12.462/2011, que instituiu o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), uma espécie de “Lei de Licitações” paralela para bens, serviços e obras referentes à Copa do Mundo, às Olimpíadas e ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Entre as alterações propostas pelo Ipea, está a criação de uma agência executiva de compras centralizadas e de carreiras, com níveis médio e superior, especializadas em compras públicas. O evento será transmitido ao vivo pelo Portal Ipea.

 

(Por: Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)

Related posts
Notícias

Empresas serão habilitadas antes de apresentarem proposta em licitações

Legislação inverte a ordem para os certames para obras públicas O governador de Mato Grosso do…
Read more
Notícias

STF veta lei fluminense que exigia requisito extra para licitação

Para maioria dos ministros, questão envolvendo licitação é de competência da União. O STF já…
Read more
Notícias

Petrobras conclui licitação para plataformas no Brasil e afeta outra empresa da Bolsa

A Oceanpact não fez lances, e o Bradesco BBI vê isso como positivo, pois mostra disciplina de…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *