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Governo prevê iniciar obras de recapeamento na SP-304 em novembro


Ao todo, 29 empresas enviaram propostas para licitação realizada pelo DER. Valor mínimo foi de R$ 33,8 milhões, inferior ao orçado inicialmente.

Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Governo do Estado recebeu 29 propostas de empresas interessadas em realizar as obras de recapeamento e sinalização na Rodovia SP-304. A abertura dos envelopes ocorreu nesta segunda-feira (4) e o menor valor pedido foi de R$ 33,8 milhões. Por dia, a via recebe em média até 62,6 mil veículos, de acordo com o órgão.

Com a abertura das propostas, o DER estima iniciar as obras em novembro deste ano e conclusão para até 18 meses após o começo. Apesar de comemorado, o anúncio das obras não satisfaz completamente os anseios de quem utiliza a via diariamente. Segundo o administrador da página do Facebook Amigos da SP-304, Leo Toffaneto, há trechos que precisam receber barreiras de proteção e plataformas, serviços não previstos nesta licitação.

As melhorias ocorrerão entre os quilômetros 120,85 e 160,02 e do 165,77 ao 179,26. Segundo o DER, as obras incluem recuperação de todo o pavimento, com correção de ondulações e deformidades, além de instalação de novas placas e pintura horizontal. A SP-304 recebe os nomes Geraldo de Barros e Luiz de Queiroz no trecho que deve receber as obras.

Toffaneto, que criou a página há cerca de três anos e recebe diariamente relatos de ocorrências na rodovia, afirma que a correção do pavimento é muito necessária, já que diversos acidentes acontecem por conta das irregularidades. “São muitos casos (…) No sábado (2) à noite o motorista perdeu o controle por causa das ondulações, atravessou a pista e bateu em três carros. Por sorte não teve (ferido com) gravidade, só dano material”, exemplifica.

Toffaneto afirma, porém, que duas das principais reivindicações não estão incluídas neste edital. Ambas são focadas no trecho entre os km 130 e 132. “Desde quando iniciou o movimento, (as reivindicações são) a construção de barreiras de proteção de concreto, e passarela para pedestres, e pelo visto o contrato nao está estipulando isso”.

Valor 41% menor
Após a abertura das propostas, o DER informou que a menor delas foi de R$ 33,8 milhões, o que significa desconto de 41% diante do valor orçado inicialmente, de R$ 57,3 milhões. Por conta disso, o órgão estima economia de R$ 23,5 milhões com as obras.

“Se esta diferença for confirmada no final da licitação, o recurso será investido na melhoria de outros trechos rodoviários do estado de São Paulo”, informou, por nota, o DER.

Agora, o DER vai analisar as propostas que foram classificadas com os menores preços oferecidos para a realização dos serviços. As obras serão custeadas pelo Tesouro Nacional, comunicou o DER.

“Com as obras, a rodovia ganhará melhor fluidez de tráfego, conforto e segurança, beneficiando os 786 mil habitantes dos municípios de Americana, Santa Bárbara D’Oeste e Piracicaba (distrito de Ártemis)”, afirmou, por nota, o órgão.

(Fonte: G1)

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