Notícias

Governo Municipal participa de encontro sobre compras governamentais

Promovido pelo Sebrae, o encontro reuniu gestores públicos e micro e pequenos empresários

 

Capacitar micro e pequenos empreendedores e gestores públicos. Esse foi o objetivo do Encontro de Oportunidades e Negócios para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, promovido pelo Serviço de Apoio às Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae), com o apoio do Estado e da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, nos dias 15 e 16 de setembro, no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre).

 

Durante o encontro, ocorreram palestras e oficinas sobre diferentes temas relacionados às compras governamentais, como processos de licitação e suas modalidades. De acordo com o gerente adjunto da unidade regional do Sebrae, Lívio Moniz, “o objetivo foi estreitar as relações entre fornecedores da agricultura familiar e de micro e pequenas empresas com as prefeituras municipais, Estado e União, sobretudo, para desmistificar os processos de venda aos governos”.

 

O secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Gildelson Felício, acredita que a capacitação fortaleceu toda a região de Conquista. “Por meio dessas parcerias, os microempreendedores passam a se sentir habilitados e qualificados para vender aos governos públicos e a participar de licitações”, destacou. De acordo com o secretário, o Governo Municipal tem promovido, por meio da Semtre, ações permanentes para capacitar e orientar pequenos empresários que pretendem vender aos governos.

 

Seguindo a mesma linha, o secretário municipal de Administração, Gildásio Silveira, falou sobre a participação dos servidores públicos da Prefeitura no evento: “Participando dessa capacitação, o Município proporciona aos seus servidores mais facilidade, aumentando a transparência e a possibilidade das pessoas se inserirem nesse processo, o que beneficia a sociedade como um todo, pois os serviços da Prefeitura dependem muito de seus fornecedores.”

 

Para a inspetora-geral de Rendas da Prefeitura de Conquista, Marivone Batista, “esse evento é importante para que os gestores possam se capacitar para que saibam orientar o pequeno empreendedor, explicar e acatar o que está previsto pela legislação, pois, hoje, o processo de licitação tem leis que viabilizam e possibilitam o acesso desses empreendedores às compras públicas”. Segundo ela, o município tem quase 10 mil microempreendedores individuais cadastrados.

 

Carlito Ladeia é um dos pequenos empresários conquistenses que presta serviços às administrações públicas da região Sudoeste e, por isso, participou do evento. “Como eu estou trabalhando, hoje, com órgãos públicos e privados, achei que essa seria uma boa oportunidade. Essas capacitações são importantes para adquirirmos um conhecimento maior do que a legislação exige, tanto para a compra como para a venda”, ressaltou. O Encontro de Oportunidades e Negócios para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais acontece também em outras cidades da região: 17 e 18/9 – Itapetinga; 7 e 8/10 – Guanambi; 9 e 10/10 – Brumado; 13 e 14/10 – Jequié; e 15 e 16/10 – Ipiaú.

 

(Fonte: PMVC)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *