Notícias

Gestão Witzel renova contrato de transporte alvo da Lava Jato no RJ


O contrato foi usado como fachada para compensar o pagamento de propina feito por empresas de ônibus a políticos durante a gestão Sérgio Cabral

A Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro renovou um contrato que, segundo o Ministério Público Federal, foi usado como fachada para compensar o pagamento de propina feito por empresas de ônibus a políticos durante a gestão Sérgio Cabral (MDB).

É a 10ª renovação do contrato de bilhetagem eletrônica do transporte público, a primeira na gestão Wilson Witzel (PSC). O acordo, assinado na última quarta-feira (30), foi publicado nesta segunda-feira (4) no Diário Oficial. Ele passou a valer até o fim de 2019.

O serviço de operacionalização do sistema do bilhete único é feito desde 2010 pela Riocard, empresa ligada à Fetranspor (federação das empresas de ônibus), acusada de distribuir cerca de R$ 500 milhões de propinas a políticos do estado.

De acordo com as investigações do Ministério Público Federal, o Riocard foi usado como uma espécie de “câmara de compensação” de propinas que empresários de ônibus pagavam a políticos. A empresa ligada à Fetranspor repassa às concessionárias de transporte público os valores referentes ao número de passageiros que utilizaram o bilhete único em suas viagens.

A suspeita da Procuradoria é que esse repasse era inflado às empresas de ônibus que contribuíam para a “caixinha da Fetranspor”, usada para o pagamento de propina. Enquanto de um lado essas companhias entregavam dinheiro vivo aos operadores financeiros do esquema, recebiam valores maiores do bilhete único para compensação.

O estado, ainda na gestão Luiz Fernando Pezão (MDB), assinou o Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público se comprometendo a realizar uma licitação a fim de tirar da Fetranspor o controle sobre as viagens realizadas por bilhete único.

O acordo, assinado em novembro de 2017, não foi cumprido. Em dezembro do ano passado, a Promotoria cobrou na Justiça o cumprimento do termo. Em seu programa de governo, Witzel se comprometeu a “assumir o controle do bilhete único, dando mais transparência ao sistema da tarifação e destinando corretamente o recurso pelo serviço prestado pelas empresas”.

O governador foi eleito se contrapondo aos escândalos de corrupção que levaram à cadeia o antecessor Sérgio Cabral e, posteriormente, Pezão.

Nova licitação
A Secretaria de Transporte afirmou, em nota, que o contrato foi prorrogado “visando garantir a continuidade do Bilhete Único Intermunicipal”. A pasta afirma que a Riocard “é a única empresa com sistema preparado para esta finalidade”.

“O governo do estado esclarece que já trabalha na elaboração da licitação para a contratação da empresa que realizará o processamento das transações de transporte que envolvam recursos públicos, seja subsídio ou gratuidade”, afirmou a pasta.

“Há previsão de encerramento antecipado, caso o procedimento licitatório para a contratação da empresa que realizará o processamento das transações de transporte que envolvam recursos públicos e a transição adequada entre os sistemas seja plenamente finalizado antes desta data”, diz a secretaria.

O governo afirma ainda que o contrato é “auditado continuamente por empresa licitada para este fim”. A Fetranspor afirmou, em nota, que “vem desenvolvendo uma profunda reestruturação interna, com o estabelecimento de uma nova política de conformidade e o fortalecimento da sua administração com uma moderna governança pautada pela transparência e respeito às normas que regulam o setor.”

A entidade disse que colabora com as investigações em curso. “A federação ressalta que todas as notícias recentes relacionadas à gestão da Fetranspor referem-se a fatos supostamente ocorridos muito antes da posse do novo corpo administrativo”, diz a nota.

(Fonte: Folha PE)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *