Notícias

Estado ainda não conseguiu retomar obras em escolas


A situação desses dois estabelecimentos de ensino está sendo acompanhada pelo Placar das Obras Paradas

A retomada das obras de reforma na Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes, na Vila Aurora, e da construção de nova escola no bairro Residencial Maria Tereza, ambas em Rondonópolis, ainda não foi possível. Após longo período de tempo, o Estado aponta que vem conduzindo os processos burocráticos para tal. A situação desses estabelecimentos foi divulgada pela Série Obras Paradas do Jornal A TRIBUNA, primeiramente da Escola Adolfo (6 de março/2018) e depois da escola no Maria Tereza (28 de março).

A Escola Adolfo teve uma grande complicação em sua estrutura em julho de 2014, quando sofreu sérios danos após um vendaval que atingiu a cidade. O telhado de várias salas de aula e de outras repartições sofreram avarias, bem como houve danos na instalação elétrica e em parte do muro. De fato, a reconstrução da Escola Adolfo começou em janeiro de 2016. Contudo, em maio de 2016, as obras de reforma geral na Escola Adolfo foram suspensas após denúncias de corrupção envolvendo a construtora.

A escola no Residencial Maria Tereza recebeu ordem de serviço ainda em 2013. Estava prevista para ser concluída em janeiro de 2015. Apesar disso, a comunidade sofreu com morosidade na condução do projeto e várias paralisações, até a interrupção em definitivo no começo de 2016. A intenção é que a Escola Militar Tiradentes funcione na unidade projetada para o Residencial Maria Tereza. Enquanto não fica pronta a estrutura definitiva, o colégio militar vai funcionar de forma improvisada no Oratório Filhos de Dom Bosco.

Sobre a situação dessas unidades educacionais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou agora ao Jornal A TRIBUNA que o contrato para a construção da unidade do Residencial Maria Tereza foi rescindido, uma vez que a empresa responsável não estava cumprindo os prazos da construção. Dessa forma, os projetos estruturais, arquitetônico e elétrico e planilha da obra foram revisados para a contratação de uma nova empresa.

Conforme a Seduc, o projeto referente à unidade do Maria Tereza foi encaminhado ao setor de licitações e o edital foi aberto no dia 20 de julho, conforme o previsto, e foi homologado e publicado na última segunda-feira (20/08), respeitando todos os prazos para recurso, sendo o resultado divulgado no Diário Oficial do Estado. A empresa JER Engenharia Elétrica e Civil Ltda foi a vencedora do processo, apresentando proposta de preço no valor global de R$ 3.905.574,37. A licitação foi adjudicada e homologada.

Sobre a reforma da Escola Adolfo Augusto de Moraes, a Seduc informou que atualmente o projeto continua na fase de recursos. Assim que este prazo se esgotar, ele seguirá para homologação. “Ressaltamos ainda que, após a homologação, o processo é encaminhado para emissão e empenho e assinatura de contrato. Em seguida, com os trâmites administrativos e liberação de ordem de serviço, a empresa vencedora tem cerca de 15 dias para iniciar os trabalhos. A estimativa é de que todo o processo seja realizado em média de 30 a 40 dias”, explicou.

Assim, dessa forma, fica a expectativa que, em ambos os casos, os trabalhos possam ser iniciados ainda neste mês de setembro, no máximo em outubro próximo.

(Fonte: A Tribuna)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *