Notícias

Está aberto processo de licitação para expansão no Parque Tecnológico de BH

Começou, nesta terça-feira (23), uma consulta pública para a seleção do parceiro imobiliário na construção de um novo edifício do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), que será ao lado da sede institucional. Os interessados têm até o dia 2 de setembro, sexta-feira para se candidatar. É possível conferir a documentação no link e enviar sugestões, dúvidas e pedidos de esclarecimento pelo e-mail concorrencia@bhtec.org.br.

A previsão é de que o custo do empreendimento seja de aproximadamente R$ 60 milhões e a expansão prevê o lançamento do chamado ‘Prédio 2’, com a possibilidade de abarcar empresas de diversas áreas, considerando-se o perfil da região de Belo Horizonte como polo de empresas nas áreas de biotecnologia, tecnologia da informação, eletroeletrônica e automação industrial. A construção terá cerca de 20.000 metros quadrados de área construída, com aproximadamente 12.000 metros quadrados de área bruta locável.

“A área de biotecnologia, por exemplo, exige laboratórios especiais. Por isso, foi previsto que o prédio terá, nos dois andares inferiores, preparação para receber laboratórios de Química e Biologia, geralmente denominados ‘laboratórios molhados'”, antecipou o diretor presidente do BH-TEC, Ronaldo Tadêu Pena.

O processo de consulta é um avanço no recente sinal verde dado pelo Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). No documento, publicado no Diário Oficial Minas Gerais, o conselho apresentou ‘carta conforto’ (espécie de garantia de cumprimento) com unânime aprovação do processo de instalação do novo edifício no parque tecnológico.

O projeto

Segundo informações da BH-TEC, o modelo do projeto foi desenvolvido sob coordenação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Após definição do parceiro privado para o investimento imobiliário, a construção terá concessão de operação por 30 anos, a partir da data de obtenção do alvará. Encerrado o prazo, a posse será transferida à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“O acordo inicial dos parceiros públicos previa que a UFMG cederia o terreno por 30 anos, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) construiria a infraestrutura (ruas, energia, água, esgotamento sanitário, rede de fibra ótica) e o Estado construiria o primeiro prédio”, observou o diretor presidente do BH-TEC, Ronaldo Tadêu Pena.

A BH-TEC

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) possui 16 empresas de tecnologia em funcionamento, alocadas em um único edifício. São elas: a sede da Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia (Anbiotec), dois centros de tecnologia da UFMG (CTVacinas e CTWeb), além do Centro de Tecnologia em Nanotubos de Carbono da UFMG (CTNanotubos), instalado provisoriamente em um outro prédio.

A sede institucional do Parque Tecnológico de Belo Horizonte está localizada na rua Professor José Vieira de Mendonça 770, bairro Engenho Nogueira, na região da Pampulha.

(Fonte: Hoje em dia)

Related posts
Notícias

Empresas serão habilitadas antes de apresentarem proposta em licitações

Legislação inverte a ordem para os certames para obras públicas O governador de Mato Grosso do…
Read more
Notícias

STF veta lei fluminense que exigia requisito extra para licitação

Para maioria dos ministros, questão envolvendo licitação é de competência da União. O STF já…
Read more
Notícias

Petrobras conclui licitação para plataformas no Brasil e afeta outra empresa da Bolsa

A Oceanpact não fez lances, e o Bradesco BBI vê isso como positivo, pois mostra disciplina de…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *