O Ministério de Energia e Minas e a Corporación Eléctrica del Ecuador (CELEC EP), por meio de sua Unidade de Negócio TRANSELECTRIC, publicaram o procedimento de licitação pública internacional para a construção de obras civis, fornecimento de materiais, equipamentos, montagem eletromecânica, testes e comissionamento do Sistema de Interconexão Elétrica de 500 quilovolts (kV) entre Equador e Peru.
A licitação inclui dois blocos:
– Lote 1: Subestação de Passagem 500/230 kV e Ampliação da Subestação Chorrillos para 500 kV, com um valor de referência de cerca de 80 milhões de dólares.
– Lote 2: Linha de Transmissão Chorrillos – Passagem em 500 kV (206,97 km); Passagem – Linha de Transmissão Fronteiriça de 77,88 quilômetros (500 kV) e seccionamento da Linha de Transmissão Minas São Francisco – San Idelfonso de 230 kV, pelo valor de referência de USD 184 milhões.
O Ministro de Energia e Minas, Antonio Gonçalves, destacou a importância do cumprimento dos prazos estabelecidos para alcançar a interligação binacional. Ele ressaltou ainda que a execução desta obra viabiliza o intercâmbio de energia entre os dois países, possibilitando a complementaridade. “Quando um dos países tem défice, o outro pode compensar. Da mesma forma, beneficiará os habitantes das zonas fronteiriças”, destacou a autoridade.
“Depois de um trabalho comprometido com o país, estamos adiantando o cronograma para o desenvolvimento de obras que permitirão a interligação elétrica Equador – Peru em 500 kv. De acordo com a regulamentação vigente e sob os princípios de transparência e integridade promovidos pelo Governo do Equador, publicamos o processo de licitação internacional, que nos permitirá receber, até novembro, as propostas para o desenvolvimento desta importante obra”, disse Ministro Gonçalves.
86% do financiamento provirá do Banco Interamericano de Desenvolvimento -BID- (43%) e do Banco Europeu de Investimento -BEI- (43%). Os restantes 14% corresponderão a recursos próprios do CELEC EP. Os licitantes interessados poderão solicitar os documentos de licitação pelo e-mail: licitacionesbid5653@celec.gob.ec
O projecto de interligação já dispõe da Licença Ambiental, concedida pelo Ministério do Ambiente, Águas e Transição Ecológica (MAATE), documento que permite obter financiamento e executar as obras necessárias.
O Governo Nacional trabalha de forma comprometida para atingir os objetivos definidos no Plano Diretor de Eletricidade, que contempla a interligação internacional como mecanismo de troca de energia, baseado em acordos comerciais e regulatórios para a integração regional.
(Fonte: bnamericas)