Notícias

Empresa do Paraná ganha licitação da Infraero para realizar embarque biométrico

A empresa paranaense Pacer ganhou a licitação para operar com a tecnologia de embarque biométrico por reconhecimento facial do Projeto Embarque +Seguro, idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal.

A tecnologia estava em fase de testes desde o dia 15 de junho de 2021, mas com a aprovação do projeto-piloto passa a ser efetivada e liberada para todas as companhias aéreas. Agora as companhias poderão fazer uso desta tecnologia que possibilita que os passageiros consigam embarcar sem a necessidade de apresentar cartão de embarque e documento de identificação.

Além de dispensar o manuseio de papéis, o que ajuda para as medidas de segurança no combate à Covid-19, a solução facilita o embarque e reduz o tempo nas filas, já que o tempo de checagem por passageiro é de aproximadamente dois segundos.

Como funciona o embarque biométrico

No balcão da companhia aérea, o passageiro informa nome, CPF e número de celular e recebe uma mensagem de texto solicitando autorização para o registro da foto e o tratamento dos dados. Com o consentimento do viajante, as informações são checadas nas bases de dados governamentais. Havendo a validação, o passageiro fica liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave por meio dos pontos de controle biométrico, que fazem a identificação com o uso de câmeras, dispensando a apresentação de documento com foto e de cartão de embarque.

A Pacer é residente do HIPE Innovation Center, localizado no coração do Vale do Pinhão em Curitiba. Além da solução de reconhecimento facial, a empresa inovou ao lançar a primeira tecnologia de embarque organizado do mundo, o Wavemaker, que utiliza Inteligência Artificial para projetar no chão um ‘tapete’ com o número dos assentos em realidade aumentada, que se move conforme o fluxo de passageiros.

(Fonte: Gazeta do Povo)

Related posts
Notícias

Novo MIS: licitação para obras complementares de mais de R$ 71 milhões será no dia 2 de julho

Nova sede do Museu da Imagem e do Som na Avenida Atlântica, em Copacabana, enfrenta paralisações…
Read more
Notícias

Governo de SP abre licitação para construção de bloco na Etec de Itapira

Novo prédio terá 1.404 metros quadrados de área construída para abrigar laboratórios e salas de…
Read more
Notícias

São Gabriel encerra licitação com estimativa de R$ 3,7 milhões para reforma e ampliação de prédio na cidade

Empresa que pode realizar os serviços foi homologada no Diário Oficial desta segunda-feira A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *