Notícias

Dutra não concorda com iluminação de LED proposto em licitação

O presidente da Câmara propõe formato de locação que demanda baixos investimentos e possibilita o município investir na expansão da rede

O vereador Luiz Humberto Dutra (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Uberaba, se diz contrário ao modelo de gestão da iluminação pública proposto no edital de licitação aberta pela administração pública, de adquirir luminárias de LED para a substituição das atuais. Ele diz ter achado estranho o conteúdo da publicação, uma vez que informações que lhe foram repassadas na Prefeitura dão conta de que a iniciativa seria para expansão e não substituição, como está no edital.

Dutra chegou a propor ao prefeito, em outubro passado, modelo que não demanda grandes investimentos para a implantação do novo sistema, que contempla muito mais que a simples troca de luminárias e lâmpadas, no prazo máximo de um ano.

Para Dutra, o modelo proposto na licitação aberta pela Prefeitura, “é jogar dinheiro fora”. “Não posso concordar com a decisão do município, diante da existência de proposta mais interessante, vantajosa e eficiente para o Poder Público”, afirma Dutra ao destacar que o recurso, de R$ 16 milhões, a ser economizado pode ser utilizado na expansão da rede de iluminação pública da cidade.

No modelo defendido por ele, a Prefeitura estabelece o contrato de locação com a empresa vencedora da licitação. Ela vai implantar os equipamentos em toda a cidade e cobrar a partir de seu funcionamento. Nesse caso, seguindo os parâmetros legais, o contrato pode ser firmado por, no máximo, cinco anos e, passado esse período, os equipamentos são integrados ao patrimônio do município.

O presidente da Câmara ressalta que a cidade está perdendo em não implantar a iluminação de LED. “Ao adotar o sistema de locação de equipamentos, Uberaba poderá ter a iluminação de LED implantada na cidade em curto no prazo, sem grandes investimentos e ainda economizar cerca de 70% no consumo de energia elétrica”, afirma. Ele destaca as vantagens da implantação da iluminação de LED, ressaltando a segurança, com mais luminosidade, a mobilidade, a redução nos custos e a saúde com a questão do tipo de luminosidade e a oportunidade de se praticar esportes no período noturno.

Dutra lembra ainda da durabilidade das luminárias, que podem chegar a 15 anos, mas tem garantia de cinco; design de controle de brilho, que oferece mais eficiência ao sistema, evitando qualquer tipo de distorção de cores, e a tele gestão, que permite definir a luminosidade e até o acendimento de forma programada, considerando a necessidade de iluminação de cada local da cidade.

* Comunicação CMU

(Fonte: Topuai)

Related posts
Notícias

Licitação contrata estudos e projetos necessários à ligação da DF-001

Empresas interessadas têm até 17 de julho para entregar os envelopes com as propostas à…
Read more
Notícias

Edital de licitação é tema de curso na Escoex

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior de Controle…
Read more
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação de R$ 803 mil para reformar quadra

Critério de julgamento será de maior percentual de desconto; abertura das propostas será dia 12…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *