Notícias

Detran decide suspender licitação milionária de conferência de dados

Sindicato de servidores alegou que contratação era descabida

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) suspendeu licitação de R$ 17.040.000 que a previa a terceirização do serviço de gerenciamento de dados de veículos não quitado. O aviso foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Estado.

Apesar do serviço já ser realizado por uma empresa, a proximidade com o vencimento do contrato motivou a abertura de licitação. Entretanto, o valor destinado para a contratação foi contestado pelo Sindicato dos Servidores do Detran-MS (Sindetran).

Conforme a entidade, o dinheiro da terceirização poderia ser revertido em melhores condições de trabalho e atendimento ao público, além de destoar do quadro de crise econômica apresentado pelo governo do Estado.

“Este é um serviço basicamente de cruzamento de dados que poderia ser feito pelos próprios servidores, mediante um pequeno investimento em tecnologia”, assegurou o secretário-geral do Sindetran-MS, Bruno Alves.

O certame previa a contratação de empresa especializada na implantação, manutenção e o operacionalização de sistema computacional integrado ao sistema do Detran-MS. O serviço referia-se a armazenamento e recuperação de contratos de financiamento de veículos com cláusula de alienação fiduciária, arrendamento mercantil, reserva de domínio ou penhor, com serviços de conferência de contratos.

A justificativa apresentada no edital da licitação é que “devido ao grande número de processos de financiamento de veículos com cláusula de alienação fiduciária, arrendamento mercantil, reserva de domínio ou penhor” seria necessária a atividade de terceirização de conferência de contratos.

SERVIÇO DO SERVIDOR

Caberia aos funcionários do Detran-MS apenas a atividade de auditoria das conferências e assinatura digital dos documentos.

De acordo com o edital, a medida é necessária para “estabelecer e padronizar os procedimentos com vistas a atender a legislação, dar celeridade aos processos de registros de contratos, desburocratizar processos, economizar recursos e implementar políticas de transparência, confiabilidade e legalidade das informações”.

SEDE

No final do ano passado, o Governo do Estado contratou, no valor de R$ 4,4 milhões, empresa para construção do novo prédio do Detran-MS, na sede do órgão, na MS-080, em Campo Grande.

De acordo com o resultado do processo licitatório, a empresa Gimenez Enganharia LTDA foi contratada para construir o prédio. A unidade nova vai servir para abrigar o Atendimento ao Cidadão.

(Fonte: Correio do Estado)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *