Notícias

DERSA abre a primeira fase da licitação do SUBMERSO nesta quarta-feira

A procura expressiva pelos documentos de licitação traduz o grande interesse gerado pelo empreendimento e cria a expectativa de que o processo licitatório será bastante competitivo.

 

O website da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A registrou, até esta manhã, 229 downloads do edital de Pré-qualificação para contratação das obras do SUBMERSO – Túnel Santos – Guarujá. Os interessados são, em sua maioria, pessoas e empresas ligadas a diversos segmentos do setor de engenharia e construção civil do Brasil e exterior. A procura expressiva pelos documentos de licitação traduz o grande interesse gerado pelo empreendimento e cria a expectativa de que o processo licitatório será bastante competitivo.

 

A Pré-qualificação é a primeira fase da licitação internacional e teve início em 27 de agosto. As empresas interessadas em participar das obras do SUBMERSO serão conhecidas amanhã, 14 de outubro, na sessão pública de recebimento dos documentos de licitação, que será iniciada às 10h, na sede da DERSA, em São Paulo. Nesta etapa, as construtoras interessadas precisam comprovar que possuem competência técnica e saúde financeira para conduzir a implantação do futuro túnel. Será permitida a participação de empresas nacionais e estrangeiras, isoladamente ou reunidas em consórcios, que deverão ser constituídos por até quatro empresas.

 

As empresas que conseguirem atender os requisitos técnicos e financeiros serão julgadas qualificadas e estarão aptas a apresentar proposta comercial na segunda etapa da licitação. A previsão da DERSA é iniciar a segunda etapa ainda em novembro de 2014. Vencerá a licitação o licitante qualificado cuja proposta comercial resultar no menor preço global para a obra. O custo total das obras está estimado em R$ 1,98 bilhão. O início das obras está previsto para janeiro de 2015, com duração de 44 meses.

 

Projetado com tecnologia inédita no País, o SUBMERSO permitirá a articulação do transporte entre Santos e Guarujá, reduzirá o tempo de circulação de veículos, ligará as duas margens do Porto de Santos e contribuirá para a diminuição do consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes. Inovação e sustentabilidade são as grandes características do empreendimento. O túnel será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, construídos em uma doca seca no Guarujá. Após finalizados, serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos.

 

O SUBMERSO tem o valor total estimado de R$ 2,8 bilhões (data-base junho/2014), o qual contempla, além das obras, os trabalhos de projeto, gerenciamento, compensações ambientais, desapropriações, entre outros.  O empreendimento será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contará também com recursos do Tesouro do Estado.

 

(Fonte: Segs)

Related posts
Notícias

Empresas serão habilitadas antes de apresentarem proposta em licitações

Legislação inverte a ordem para os certames para obras públicas O governador de Mato Grosso do…
Read more
Notícias

STF veta lei fluminense que exigia requisito extra para licitação

Para maioria dos ministros, questão envolvendo licitação é de competência da União. O STF já…
Read more
Notícias

Petrobras conclui licitação para plataformas no Brasil e afeta outra empresa da Bolsa

A Oceanpact não fez lances, e o Bradesco BBI vê isso como positivo, pois mostra disciplina de…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *