Notícias

Cuiabá fará licitação do transporte em 2018

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), concluiu o relatório do plano de metas solicitado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), que solicitou melhorias no setor. O secretário da pasta, Antenor Figueiredo esclareceu, que nos questionamentos respondidos ao TCE, consta a proposta de licitação de todo sistema dos transportes coletivos.

Nos próximos dias, o relatório segue para análise do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) e, em seguida, para o TCE. O documento prevê a abertura de edital para a contratação de uma empresa, que vai montar o processo licitatório e realizar o estudo de revitalização das linhas antigas e criar novos itinerários, além do gerenciamento dos bilhetes eletrônicos, que poderão ser feitos pela prefeitura municipal e fiscalizados pela Semob. “Ainda em 2017, a Semob vai finalizar os estudos para verificar os problemas nas principais linhas de ônibus que estão atuando em Cuiabá. O último estudo está defasado e foi feito há vinte anos. Cuiabá cresceu”, argumentou Antenor.

Atualmente, a bilhetagem eletrônica é gerenciada pela Associação Municipal Transportes Urbanos (AMTU). “Estamos acatando algumas orientações do TCE e propondo novos mecanismos que possam melhorar o sistema pela prefeitura ou Semob”, disse.

O relatório prevê ainda, a criação de cerca de 800 abrigos nos atuais 2.200 pontos de ônibus. Segundo secretário, as novas medidas devem ser efetuadas gradativamente com a conclusão de um novo modelo de licitação.

No entanto, ele defende a finalização da licitação dos transportes até 2018, embora os atuais contratos tenham prazo final para 2019. “Semob está trabalhando de até o ano que vem finalizar esse processo licitatório e atendermos as demandas que a população usuária do transporte necessita”, afirmou Antenor.

Os transportes alternativos ou micro-ônibus, também foram considerados dentro do processo de licitação. No próximo mês, a Semob prepara o lançamento de edital para contratação de empresas interessadas na exploração de publicidade dos abrigos de ônibus.
A prefeitura propôs uma parceria com empesas que já atuam na manutenção dos abrigos. Elas vão explorar os espaços com publicidades divididos em lotes do centro e nos bairros, com a Semob fazendo a fiscalização. “As atuais empresas podem construir os novos abrigos de ônibus e a Semob terá uma equipe especifica para fiscalizar as empresas que vão cuidar dos abrigos. Os passageiros terão mais qualidade e conforto”, afirmou.

(Fonte: Folha Max)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *