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Contratação de empresa para estudo do corredor até Viracopos fica travada

Segundo a Caixa, liberação de dinheiro depende do Ministério das Cidades. Prefeitura de Campinas tinha expectativa de resultado até o fim de 2014.

 

Cinco meses após assinar convênio para receber verba de R$ 1,2 milhão, destinada ao estudo sobre a viabilidade de um corredor de transportes entre o Centro de Campinas  (SP) e o Aeroporto Internacional de Viracopos, a Prefeitura ainda não conseguiu abrir concorrência para definição da empresa que fará o trabalho. Segundo a Caixa Econômica Federal, a liberação do dinheiro depende de um procedimento do Ministério das Cidades.

Ao anunciar o acordo com o ministério, em junho do ano passado, o secretário municipal de Administração, Silvio Bernardin, tinha a expectativa de ter o resultado do estudo até o fim de 2014. Apesar disso, o convênio foi assinado somente em setembro.

 

O levantamento avaliará, por exemplo, se é possível criar um ramal de linha férrea entre a região central de Campinas e o terminal aéreo, inclusive com a possibilidade de utilizar parte da estrutura do antigo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), desativado em 1995.

Entrave

A Caixa Econômica Federal informou que aguarda a Secretaria de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, editar diretrizes para análise e operacionalização do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) para a licitação que vai definir a empresa poder ser iniciada.

 

Por meio de nota enviada pela a assessoria de imprensa do Ministério das Cidades, o convênio com a Prefeitura segue em vigência e a expectativa é que o estudo comece a ser efetivamente desenvolvido a partir de abril deste ano.

 

Viracopos

O aeroporto de Viracopos passa por uma fase de expansão e começou a utilizar o novo terminal de passageiros em novembro do ano passado. O terminal aéreo tem batido o próprio recorde de passageiros consecutivamente, mas, apesar disso, as soluções de transporte para melhorar à chegada ao local ainda não saíram do papel.

 

Antigo VLT

O Veículo Leve Sobre Trilhos foi uma tentativa de transporte sobre trilhos em Campinas, que teve obras iniciadas em 1990, mas cinco anos depois foi desativado. A linha usou o antigo leito da estrada de ferro Sorocaba. Em novembro de 1990, o trecho entre as estações Barão de Itapura e Aurélia começou a operar. No ano seguinte, foram inauguradas as estações Central, Vila Teixeira e Campos Elíseos. Essas paradas faziam parte da linha Sul, do projeto, que tem 7,9 quilômetros de extensão.

 

(Fonte: G1)

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