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Charitas-Cafubá é unanimidade entre prefeitáveis

— Niterói não comporta soluções paliativas como mudança de mão das ruas. Nosso programa prevê investimentos para obras estruturantes. O Charitas-Cafubá tem que priorizar o transporte público, BRTs e ciclovia.

Assim como Neves, Sérgio Zveiter propõe a criação de uma via expressa ligando a Região Oceânica à Ponte, por meio do Túnel Charitas-Cafubá. Para viabilizar esse tipo de obra sem a cobrança de pedágio, o candidato pretende, além de buscar recursos com os governos estadual e federal, sensibilizar as concessionárias de ônibus que atuam na cidade. Sua ideia consiste em cobrar contrapartidas das empresas, cujos contratos podem ser revistos:

— A prefeitura acaba de renovar a concessão com as empresas de ônibus por mais 20 anos, por R$ 15 milhões. Esse valor é muito pequeno para o lucro que elas têm. Outro exemplo é a empresa que administra o estacionamento rotativo em Niterói, que deveria ter construído três garagens subterrâneas e só construiu uma. Vamos cobrar essas contrapartidas.

Comprometendo-se a executar obras do Projeto Lerner, como as dos terminais de integração do Largo da Batalha, Piratininga e Charitas, além do Charitas-Cafubá, Felipe Peixoto prefere fugir do termo continuidade, quando o assunto são obras do prefeito Jorge Roberto Silveira. Ele destaca que o projeto do governo atual é uma remodelagem do que já vem sendo discutido há anos:

— Pretendo criar um instituto que faça um estudo de viabilidade dos principais projetos da cidade para termos condições de propor ações a longo prazo e implantar projetos como a construção de túneis, que vão depender de recursos federais e não dá para anunciar agora. Já o túnel Charitas-Cafubá foi licitado, e qualquer outra decisão que mude o projeto aprovado configuraria quebra de contrato, criando um imbróglio judicial.

Inserir o transporte sobre trilhos à matriz de transportes públicos da cidade é o que defende Flávio Serafini.

— A ligação da Região Oceânica ao Centro, por Charitas, pelo túnel, deve ser feita por Veículos Leves sobre Trilhos, que também são propostos pelos demais candidatos em outros percursos.

Heitor Fernandes propõe uma auditoria antes de definir as obras necessárias:

— Cada obra tem que ser estudada com todo cuidado. Acredito que o Charitas-Cafubá ajudaria a desafogar o trânsito, mas temos estudar as prioridades.

Quanto ao mergulhão da Avenida Marquês do Paraná, que está com cronograma de obras atrasado, Rodrigo e Felipe dizem que vão concluir. Já Zveiter, Serafini e Heitor afirmam que só poderão decidir após avaliar o projeto.

Segurança passa por fortalecimento da Guarda

Aumentar ou até dobrar o efetivo da Guarda Municipal, reajustar salários, através do plano de cargos e salários; e capacitar esses profissionais é proposta comum entre os candidatos, exceto Heitor Fernandes, que defende a extinção da corporação, realocando os guardas em outros cargos.

Nos planos de segurança, a criação de centros de monitoramento e controle, com câmeras de segurança integradas faz parte da maioria dos projetos de campanha. Medida adotada pelos governo atual, a contratação de policiais para reforçar a segurança da cidade, através do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), também tem promessa de ser continuada, de acordo com necessidades identificadas.

Por: Livia Neder
(Fonte: Extra)

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